Atividades de convivência e fortalecimento de vínculos

Expandir todos

O que é?

Atividades desenvolvidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), integrado ao CRAS. O SCFV se trata de um serviço de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que promove interação social, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Confira as atividades:   . Projeto Auê Projeto direcionado a crianças e adolescentes do bairro dos Tenentes. Com a condução do professor Anderson Caetano, o Projeto Auê viabiliza a socialização dos jovens através do uso de instrumentos musicais de percussão.    . Projeto Jiu-Jitsu Executado no bairro da Roseira, o Projeto Jiu-Jitsu é conduzido pelo professor Ricardo Brandão e atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade dentro desta modalidade esportiva.    . Tatame Para Todos Projeto conduzido pelo professor Jefferson Ramos, estimulando a prática de Muay Thai entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no bairro dos Tenentes.    . CRAS Dance Projeto aberto ao público de todas as idades, que promove socialização e prevenção de vulnerabilidade por meio de oficinas de Zumba. Acontece semanalmente em praticamente todos os bairros do município de Extrema.    . Alegria de Viver Projeto direcionado à participação social da pessoa idosa por meio de oficinas de artesanato, atividade física, atividades de lazer e orientações acerca de seus direitos, além de mediações familiares quando identificada condição de vulnerabilidade.    Novo Ser O projeto é destinado a gestantes do município, abordando discussões variadas sobre gravidez, parto, puerpério, cuidados com o bebê, vínculo entre mãe e filho, desenvolvimento na infância e adolescência e direitos socioassistenciais.    . Projeto Capoeira Também aberto para todas as idades, o Projeto Capoeira é conduzido pelo Professor Adinaldo Brandão nos bairros Mantiqueira, Vila Rica e Tenentes. Como é da cultura da capoeira, o projeto estimula a participação conjunta de vários membros de uma mesma família (crianças, adolescentes, adultos), visando o fortalecimento dos vínculos que possam estar fragilizados.

A quem se destina?

Cada projeto/atividade é destinado a um tipo de público, entre os quais crianças e adolescentes - sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade -, idosos, gestantes, entre outros.

Onde solicitar?

Presencial Endereço: Rua Tiradentes, nº 56 - Centro, Extrema-MG.   Horário de atendimento: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 – de segunda a sexta-feira.   Telefone: (35) 3435-5890 | WhatsApp: (35) 9 8862-2321   E-mail: coordenacao.cras@extrema.mg.gov.br  

Exigências do Serviço/ Documentações

  • Documentação pessoal do usuário e de seus familiares (RG, CPF, CNH);
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Único;
  • Comprovante de endereço atualizado.

Custos

Sem custos.

Prazos

Passo a passo

Os interessados deverão procurar por atendimento no CRAS para análise da equipe técnica, seja presencialmente ou através dos canais de atendimento.

Material Informativo

Órgão/ Unidade Responsável

Secretaria Municipal de Assistência Social de Extrema / CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.