Apoio aos Agricultores

Expandir todos

O que é?

Através de uma parceria com a Emater-MG, a Prefeitura de Extrema oferece vários serviços de apoio aos agricultores de Extrema, que aumentam a produtividade no campo e a geração de renda para os produtores locais e suas famílias. Hoje, mais de 200 agricultores do município são atendidos.  Serviços:  Assistência Técnica: olericultura, fruticultura, pecuária; Patrulha Mecanizada Rural: vistorias e apoio operacional ao programam, disponibilizando as máquinas (ex: tratores) e implementos agrícolas (ex: batedeiras de cereais) necessários do plantio à colheita; Análise de solo: elaboração de recomendação agronômica para os agricultores; Crédito rural: o crédito rural é uma das oportunidades que o agricultor familiar possui para investir e ampliar a sua atividade. O Pronaf, por exemplo, tem essa função - esse programa financia projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.; Mercados Institucionais (PAA/PNAE): Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do governo federal estabelecido pela da Lei nº11.947, o qual garante que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. A Emater-MG orienta os agricultores familiares no processo de acesso ao programa; Feiras livres: na atuação com as feiras livres, a Emater–MG tem participação efetiva na organização e implantação delas no estado, desenvolvendo ações com objetivo de fortalecer e qualificar a inserção dos agricultores familiares neste canal de comercialização. 

A quem se destina?

Produtores rurais do Município de Extrema.

Onde solicitar?

Presencial Endereço: Rua Maestro Benedito Coutinho, nº 23 - Centro, Extrema. Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h – de segunda a sexta-feira. Telefone: (35) 3435-6403 E-mail: heliofarias76@yahoo.com.br  

Exigências do Serviço/ Documentações

  • Documentos pessoais (CPF e RG);
  • Escritura ou contrato de arrendamento do terreno a ser atendido/visitado.

Custos

Sem custos, com exceção da análise de solo (frete e taxa do laboratório por conta do interessado pelo serviço).

Prazos

Legislação

Passo a passo

O interessado deve comparecer pessoalmente no endereço informado ou entrar em contato pelos canais de atendimento. Caso seja sua primeira solicitação, o interessado deverá realizar seu cadastro de atendimento e receber uma vistoria técnica em sua propriedade.  

Material Informativo

Órgão/ Unidade Responsável

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Extrema.