Limpeza Pública

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010 o poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas a gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos.

No município de Extrema, a gestão de resíduos sólidos compete à Secretaria de Meio Ambiente por meio da Supervisão de Limpeza Pública, que atende o município por meio dos serviços de coleta de lixo doméstico comum, coleta seletiva, varrição e manutenção de áreas verdes e vias públicas, além do serviço “Cata-Treco”, que coleta pequenas quantidades de resíduos volumosos e inservíveis.

A coleta de resíduos domésticos ocorre todos os dias, seguindo o itinerário de bairros e locais, exceto nos feriados de natal, ano novo e sexta-feira da paixão. O resíduo com características domésticas coletado é destinado no aterro sanitário do município de Extrema.

Tipos de Coleta:

  1. Coleta lixo comum

Exemplos desse tipo de resíduo são: lixo de banheiro, fraldas descartáveis, absorventes, isopor, bitucas de cigarro e sobras de alimento entre outros;

Acompanhe aqui, o mapa da Coleta de lixo comum.

Dicas para colaborar com a coleta de lixo domiciliar ou comum

 

  1. Coleta seletiva

A coleta seletiva atinge 100% da cidade e acontece desde 2001. O município de Extrema possui um histórico de cuidado com as questões ambientais, sendo o sexto município a implantar um aterro sanitário em Minas Gerais e o primeiro entre as cidades com até 50 mil habitantes.

Os resíduos recicláveis ou lixo seco é constituído por embalagens, papéis, plásticos, latas, papelão entre outros itens.

Os recicláveis podem ser colocados em sacolas ou caixas de papelão, devem ser mantidos secos e dispostos separadamente do lixo comum.

Óleo de Cozinha: sempre disposto em garrafa pet tampada, pode ser destinado juntamente com o reciclável. Coloque-o no mesmo dia da Coleta Seletiva de lixo. 

Dicas para participar da coleta seletiva

  1. Coleta de cata-treco

Dicas para utilizar do serviço cata-treco

Para destinar corretamente, ligue no telefone (35) 3435-3620, agende um dia antes e siga as recomendações que serão passadas.

LEMBRANDO…

BAIRROS DA COLETA

Coleta de Lixo Doméstico

– De segunda a sábado a partir das 7h

– De segunda a Sábado a partir das 11h

– De segunda a sábado a partir das 7h

– De segunda, quarta e sexta a partir das 7h

Coleta Seletiva

– Segunda-feira, a partir das 7h

– Terça-feira, a partir das 7h

– Quarta-feira, a partir das 7h

– Quinta-feira, a partir das 7h

– Sexta-feira, a partir das 7h

Legislações e anexos

Acompanhe o projeto através de vídeos:

Para ver mais vídeos clique aqui.