Secretaria de Saúde reforça campanha de prevenção à dengue, zika e chikungunya

04/12/2018

As equipes do Centro de Zoonoses e Endemias da Prefeitura de Extrema intensificaram as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a aproximação do período chuvoso, os agentes estão nas ruas realizando o trabalho de conscientização dos moradores. Na última sexta-feira (30), equipes estiveram na porta de escolas da cidade, orientando os jovens sobre os cuidados contra o Aedes. Já no sábado (1º), os agentes estiveram na Praça Presidente Vargas, realizando o mesmo trabalho de entrega de panfletos e conversando com a população. As ações vão ser realizadas até o final do verão. Já o trabalho de visita às casas em busca de focos do mosquito já é feito diariamente e seguirá no período chuvoso.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e, consequentemente, é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é adotar os cuidados de forma contínua e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Dentro da sua casa ou no seu ambiente de trabalho, reserve um momento da semana para verificar se não há possíveis focos do mosquito. Use como base o checklist abaixo. Você pode imprimi-lo e colocá-lo em um local visível para todos. Mobilize a sua família e os seus colegas de trabalho.

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos e criadouros. Faça sua parte!