Highslide for Wordpress Plugin

Saúde

6 de novembro de 2018

Novembro Azul | CUIDADO E PREVENÇÃO COM A SAÚDE DO HOMEM

A saúde do homem deve ser cuidada de forma plena, considerando a integridade física, mental e moral, observando as diferentes expressões de masculinidade e respeitando a etnia, cultura e religião. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para a sua saúde. Uma alimentação balanceada, à base de frutas, legumes, verduras e cereais, atividades físicas regulares e visitas frequentes aos serviços de saúde são muito importantes para uma vida mais saudável e feliz.

Converse com seus amigos e familiares e faça a sua parte: CUIDE BEM DE VOCÊ.

MUITAS DOENÇAS PODERIAM SER EVITADAS SE OS HOMENS PROCURASSEM MAIS OS SERVIÇOS DE SAÚDE.

Os homens apresentam maiores riscos de contrair algumas doenças que podem ser fatais, por não se preocuparem com sua saúde e acharem que nunca vão adoecer. Geralmente os homens só buscam o serviço de saúde quando estão com algum problema em estágio avançado.

Ter uma alimentação pouco saudável e uma vida sedentária, estar obeso e consumir drogas, álcool e cigarro são fatores de risco para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Adotar hábitos saudáveis de vida contribui para a prevenção e a promoção da saúde.

PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Histórico familiar de pai ou de irmão com câncer de próstata é um fator que pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença em relação à população.

O DIAGNÓSTICO PRECOCE PRESERVA O SEU FUTURO

Quanto antes o câncer de próstata for identificado, maiores as chances de cura. Por isso, ficar atento aos sintomas diminui muito o risco de morte e a frequência de metástase óssea.

A presença dos sintomas indicará condutas médicas pertinentes ao quadro de sintomas e histórico familiar, podendo ser contraindicado exame PSA e serem dadas outras condutas pertinentes ao caso.

Consulte sua Unidade de saúde e receba orientações necessárias.

SINTOMAS

CÂNCER DE TESTÍCULO

O câncer de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. Os principais sintomas podem ser:

  • Aparecimento de um caroço duro e pequeno 
  • Aumento ou diminuição dos testículos
  • Aparecimento de sangue na urina

CÂNCER DE PÊNIS

O câncer de pênis é um tumor que, se não for diagnosticado a tempo, pode ocasionar a amputação do pênis. Em caso de sintomas como caroços, feridas que não cicatrizam, vermelhidão e coceira prolongada no pênis, procure o serviço de saúde. Lembre-se que a higiene é a melhor forma de prevenção.

HIPERTENSÃO

A pressão alta acomete uma em cada 4 pessoas adultas no Brasil. Após 60 anos, estima-se que 50% da população tenha pressão alta; responsável por 40% dos casos de infarto, 80% dos derrames e 25% de insuficiência renal.