Você sabe o que é Sarampo?

26/07/2019

Compartilhe:

O sarampo é uma doença viral, de transmissão respiratória sendo altamente contagiosa. Após exposição a um caso de sarampo, praticamente todos os indivíduos suscetíveis adquirem a doença.

Os sintomas geralmente aparecem de 7 à 18 dias pós-exposição a um caso e incluem: febre, coriza, tose, conjuntivite e manchas avermelhadas por todo o corpo. O vírus pode ser transmitido 5 dias antes e 5 dias após a erupção cutânea. Desta maneira, não é possível se determinar quando a exposição poderá ocorrer.

O sarampo pode cursar com complicações muito graves e, em alguns casos, a morte. Cerca de 30% dos pacientes infectados desenvolvem uma ou mais complicações, como infecções de ouvidos, pneumonia ou encefalite.

Não existem casos notificados de sarampo no município de Extrema – MG, porém devido à proximidade com o estado de São Paulo (zona endêmica) a Vigilância Epidemiológica e Equipe de Imunização coloca o município em alerta e solicita atenção reforçada a todos os casos de febre e erupção cutânea, recomendando vigilância sensível para detecção precoce, notificação oportuna e reposta rápida a suspeita de sarampo, de maneira a assegurar a interrupção da circulação do vírus.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Diante disso, Extrema lança campanha municipal para imunizar a população. Além do Dia D, a imunização faz parte das vacinas de rotina e, portanto, já estão disponíveis para aplicação na Sala de Imunização. Para mais informações sobre a campanha, clique aqui.