Vinte pacientes de Extrema são beneficiados com a cirurgia gratuita de catarata

19/01/2024

As intervenções cirúrgicas desse 1º mutirão do ano de 2024 foram agendadas para acontecer no dia 30 de janeiro, o qual devolverá a qualidade de vida aos pacientes

Na manhã desta sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde reuniu, nas dependências do centro de convivência do Hospital Municipal “Dr. Roberto de Cunto”, os 20 pacientes que em breve serão contemplados com a cirurgia de catarata. Na ocasião, foram entregues a documentação para a aprovação médica do procedimento cirúrgico e dada algumas orientações pré-operatórias.

As intervenções cirúrgicas estão agendadas para o dia 30 de janeiro, contemplando cirurgias do primeiro e do segundo olho dos munícipes selecionados. A ação ter por finalidade zerar a fila de espera de um dos procedimentos mais procurados no país, proporcionando com que essas pessoas restaurem a clareza da visão e voltem a sua rotina normal.

A catarata acontece quando a lente natural do olho, conhecida como Cristalino, fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora haja outras causas como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas medicamentos e infecções oculares. Em geral, os primeiros sinais da doença surgem depois dos 50 anos de idade.

Muitos mutirões oftalmológicos foram promovidos pela Secretaria de Saúde ao longo dos últimos anos, o que garantiu um avanço na saúde ocular, permitindo com que haja maior agilidade no processo de marcação de consultas e consequentemente gerando a redução na fila de espera do SUS.

Lembrando que um segundo mutirão será realizado no próximo semestre, no qual novas pessoas serão remanejadas para o processo de cirurgia do primeiro e do segundo olho.