• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Vigilância Sanitária garante a qualidade de água consumida pelos extremenses

Vigilância Sanitária garante a qualidade de água consumida pelos extremenses

20/05/2022

A ação é uma forma de garantir que a água distribuída para a população esteja em boas condições, sem apresentar riscos à saúde aos extremenses

A Prefeitura de Extrema por meio do departamento de Vigilância em Saúde realizaram nesta última semana a coleta de água para envio de amostras para analise laboratorial, o que já é feita sempre na segunda semana de cada mês em Extrema. para garantir à população o acesso à água potável

Tal responsabilidade de prevenir doenças de veiculação hídrica à população fica a cargo da Vigilância Sanitária, que mensalmente seleciona 8 pontos de coleta na cidade, apanhando 100ml de água nas bolsas fornecidas pela regional, seja ela tratada ou de poço, sendo que na manhã seguinte da coleta o material é encaminhado para Pouso Alegre.

No laboratório de Pouso Alegre os profissionais fazem a análise laboratorial dos parâmetros físico-químico, bacteriológico e concentração de flúor, avaliando a coloração, turbidez e odor da água, além de verificar o pH, o cloro e também o cloro residual livre. Já a parte microbiológica se refere aos coliformes totais e fecais, na qual é feita a avaliação se a água é satisfatória ou não para o consumo humano.

Desde o início destas ações, a Vigilância Sanitária sempre obteve um índice de amostras satisfatórias e compatíveis com o padrão estabelecido na legislação vigente e nos poucos casos em que houve evidências de alguma amostra insatisfatória, a equipe tomou providências imediatamente após os resultados e evitou com que a água fosse fornecida para a população, buscando visar à saúde do povo em primeiro lugar.