• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Vacinação contra gripe, meningites, HPV e outras doenças acontece neste sábado

Vacinação contra gripe, meningites, HPV e outras doenças acontece neste sábado

23/04/2021

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Extrema realizará neste sábado (24) a vacinação da gripe e também uma campanha de atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A campanha de vacinação atenderá às precauções sanitárias necessárias e acontecerá entre as 08h e 15h na quadra coberta ao lado da Sala de Vacina Central, na Rua Presidente Kennedy, nº 355, Centro. Além da vacina contra a gripe, também serão aplicadas vacinas de rotina contra as doenças: meningites ACWY; HPV; sarampo; caxumba; rubéola; hepatite B; tétano e febre amarela. 

A vacinação contra a gripe comum (Influenza) é destinada aos seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; grávidas; puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e profissionais de saúde. Este sábado será, portanto, um super dia de vacinação em Extrema. Vale lembrar: evite aglomerações na hora de se vacinar e não se esqueça de levar o cartão de vacinação para atualizar as vacinas.

Algumas das outras vacinas também são destinadas a públicos específicos. A vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) será aplicada em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos – essa vacina atua na prevenção do câncer de boca, do colo do útero e dos órgãos genitais feminino e masculino. Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada) é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. 

Vale também destacar as contra-indicações para receber a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e da febre amarela: gravidez (casos suspeitos ou confirmados); reação alérgica grave como anafilaxia a qualquer dos seus componentes: neomicina, leite e ovo; reação alérgica grave à dose anterior da vacina; pacientes com imunodeficiência congênita ou adquirida por doença ou uso de medicamento; transplantados de medula óssea.

A Secretaria de Saúde também informa que aqueles que não puderem comparecer na quadra ao lado da sala de vacina no sábado, poderão receber as vacinas (contra a gripe e todas as doenças citadas) nesse mesmo local durante a semana no período da tarde: de segunda a sexta-feira das 13h às 16h. As vacinas também são aplicadas nas outras salas de vacina do município – nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ponte Nova, Vila Esperança e Tenentes II – durante a semana; elas atendem de segunda a sexta-feira das 08h às 11h45 e das 13h às 16h. A fim de evitar aglomeração, foi criado um cronograma especial para as crianças receberem a vacina da gripe conforme sua faixa etária – segunda-feira: 4 e 5 anos; terça-feira: 3 anos; quinta-feira: 2 anos; sexta-feira: de 6 meses a 1 ano.

Para saber mais informações ou tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone – atendimento por ligação e WhatsApp – (35) 3435-3371.