Unidades de Saúde de Extrema iniciam Campanha Novembro Azul

01/11/2019

Agora é a vez dos homens! A partir de 01 de novembro inicia-se a Campanha Novembro Azul, um movimento mundial que reforça a importância e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim como os cuidados com a saúde masculina. Para reforçar o movimento, a Secretaria Municipal de Saúde através da Atenção Primária, estará realizando diversas ações em Extrema.

A campanha visa o rastreamento de homens que se encontram no grupo de risco, com idades de 45 a 75 anos, que possuem histórico familiar da doença, apresentam sobrepeso ou obesidade, além daqueles que fazem abuso de álcool e tabaco. Homens negros também são mais propensos a adquirir câncer de próstata.

Cada unidade de saúde terá sua própria programação de atividades durante o mês. Homens dentro do grupo de risco deverão procurar a unidade de saúde do seu bairro para mais informações.

Assim como em 2018, as ações também acontecerão em formato itinerante, através da “Van da Saúde do Homem”, que levará profissionais masculinos para visitar alguns pontos estratégicos da cidade. Esses profissionais realizarão a conscientização através de palestras e rodas de conversa, consulta de enfermagem/médica, questionário para levantamento de dados, oferta de PSA (Antígeno Prostático Específico), realização de testes rápidos e verificação da situação vacinal da caderneta. A sensibilização terá duração de 1 hora e 30 minutos em média.

Confira abaixo a programação da Van da Saúde do Homem:

09h – Corpo de Bombeiros (Vila Esperança)

08h – Garagem da Prefeitura (Vila Rica)

14h30 – Conservador das Águas (Posses)

09h – Batalhão da Polícia Militar (Lavapés)

14h – Bar Tiririca (Mantiqueira)

09h – Aterro (Pessegueiros)

09h – CAPS (Vila Esperança / Ajuruoca / São Cristóvão)

09h – Gabinete (Ponte Nova)

09h – Departamento de Obras (Vila Rica)

Mas afinal, qual é a importância da Campanha?

Saiba mais, clique aqui.