Uma nova Praça da Saudade: obra de revitalização já foi iniciada

26/04/2021

A Praça da Saudade, localizada no centro de Extrema, começou a receber, no dia 19 de abril, as obras para uma reforma completa que irá revitalizar o local, trazendo a ele mais beleza e melhores espaços de lazer que proporcionarão mais qualidade de vida à toda a população, além de valorizar e estimular o desenvolvimento de seu entorno, beneficiando moradores, comerciantes e empreendedores locais.

A reforma irá dar sequência ao projeto da Prefeitura Municipal de revitalização e resgate das praças centrais do município – nos últimos anos, já foram revitalizadas as Praças Presidente Vargas, Coronel Simeão e Olinto da Fonseca. A Praça da Saudade encontrava-se deteriorada, com os canteiros, pisos e mobiliários quebrados, o que motivou a Administração Municipal a também realizar uma completa melhoria nesse espaço tão tradicional e querido pelos moradores de Extrema.

A nova Praça da Saudade irá se integrar ao Extrema Futebol Clube, que também passa por uma completa reforma e ampliação, e assim será formado um novo complexo de lazer, esporte e entretenimento para a população. Além disso, após a reforma, o espaço deverá receber as feiras do Produtor Rural e da Produção Associada ao Turismo. Por essa razão, será implantado um painel de mosaicos que simbolizará as diversidades da produção associada ao turismo, além de um caminho de pergolado ao longo da praça, formando um corredor para as barracas se abrigarem. Também será construído um coreto que permitirá apresentações culturais, inclusive em dias de feira.

O projeto de revitalização da Praça da Saudade vem sendo planejado pela Secretaria de Obras e a Secretaria de Turismo desde o ano de 2019, quando seus estudos começaram a tomar forma, bem antes da pandemia. Em 2020, o projeto foi finalizado, restando apenas sua execução, planejada para acontecer neste ano. Vale destacar que as fichas orçamentárias para o dinheiro destinado a essa obra já estava previsto, e dessa forma não compromete as demais atividades do Município, como os investimentos feitos no combate à pandemia – os quais, somente entre janeiro e abril de 2021, já totalizaram mais de R$ 6 milhões.

Nesta fase inicial da reforma, as ruas não serão interditadas, mas no decorrer da reforma, é provável que aconteçam breves e necessárias interdições no trânsito ao redor da praça. A Administração Municipal também esclarece que, antes de qualquer intervenção feita nas praças centrais, inclusive na Praça da Saudade, são realizadas avaliações visuais nas árvores do local, identificando a presença de pragas, perda de lenho (perdas mecânicas), cicatrizes, defeitos na arquitetura da copa e até mesmo outras avaliações mais complexas como a tomografia no balizamento das decisões. As árvores vulneráveis devem ser removidas, pois oferecem um risco potencial, enquanto as árvores sadias passarão por manejo arbóreo e intervenções que contribuam para seu desenvolvimento sustentável. As avaliações visuais identificaram, por exemplo, que algumas árvores da Praça da Saudade foram plantadas em locais não apropriados e receberam sucessivas podas inadequadas ao longo do tempo – a fim de evitar que os galhos crescessem em direção à fiação de alta tensão dos postes de energia elétrica. A frequência com que essa técnica foi empregada no passado aumentou a exposição dessas árvores a agentes causadores de pragas e doenças, o que reduz seu ciclo natural. Uma árvore nessas condições pode apresentar inúmeras deficiências mecânicas em sua sustentação e até vulnerabilidade ao risco de cair, gerando prejuízos materiais e humanos. Portanto, as árvores biologicamente decadentes serão retiradas e outras árvores sadias e adaptadas à flora regional serão implantadas, trazendo benefícios.

Além disso, por meio do Projeto Conservador das Águas, a Prefeitura plantará 1.750 mudas de árvores nativas do bioma Mata Atlântica para compensar a retirada de árvores durante a reforma da Praça da Saudade.

Aqueles que desejarem mais informações sobre o projeto de revitalização da Praça da Saudade podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelos telefones (35) 3435-4919 e (35) 9 9173-2949.