• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Turismo Municipal fomenta lazer e libera seis praças para população extremense

Turismo Municipal fomenta lazer e libera seis praças para população extremense

23/01/2024

Compartilhe:

Os novos ambientes vão proporcionar bem-estar social, conexão com a natureza e espaços de lazer e contemplação para moradores de visitantes

Diversos pontos de Extrema ganharam cor e vida nos últimos meses graças à inauguração de 6 praças que vinham sendo construídas em parceria Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. A conclusão do trabalho oferta espaços de lazer para a população residente no entorno, bem como o embelezamento da cidade. Os locais estão sob gestão da Secretaria Municipal de Turismo, assim como as demais praças da cidade.

Todas as praças contam com iluminação pública; calçamento padrão; banco com estrutura em ferro forjado e detalhes em serralheria artística, pintado com tinta galvanizada na cor preto fosco, assento e encosto em madeiras ecológicas (plásticas); lixeira com estrutura em aço carbono com pintura preto fosco sintético revestido de ecoblock slim (madeiras ecológicas – plástica).

Além destas, também está prevista para o final de fevereiro a abertura da Praça Juracy Leonardi (Lei n.º 3.220 de 30 de abril de 2014), na Avenida Luiz Alves Cardoso Sobrinho, nº 239.

Roseira III
A Praça Roseira III foi inaugurada no dia 25 de novembro juntamente com a entrega do Conjunto Habitacional Roseira III e está localizada na Rua Maria Bento da Silva Moreira, nº 70, no Bairro da Roseira. A praça conta com projeto arquitetônico que valoriza o convívio da população e o bem-estar, bem como árvores, espécies ornamentais e um sistema de irrigação dos canteiros, trazendo qualidade às plantas e proporcionando uso racional da água.

Waldomiro
A Praça Waldomiro Marques de Oliveira (Lei n.º 2.674 de 12 de maio de 2010) está localizada na Estrada João Pedroso Pinto, nº 145, no Bairro Tenentes, e foi projetada para otimizar o espaço disponível, que é reduzido, tornando-o útil e agradável aos moradores do bairro. Devido à inclinação da rua, foi realizado um piso elevado e adicionadas escadas e gradis de proteção. No local, foram mantidas três quaresmeiras que, uma vez floridas, embelezam ainda mais o local.

Bosque Parque dos Pássaros
Fazendo uma combinação perfeita entre urbanismo e natureza, o Bosque Parque dos Pássaros traz, por meio da adoção de um paisagismo ecológico com espécies nativas da Mata Atlântica, um pedaço da floresta para cidade. O bosque está localizado na Rua dos Cardeais nº 41, e proporciona ao munícipe bem-estar social e psicológico, como também sombra e proteção.

Brandina
Localizada na região central da cidade, a Praça Brandina Zingari (Lei n.º 761 de 11 de julho de 1990), ou “Dona Brandina”, como ficou popularmente conhecida, trata-se de uma ampla escadaria que dá acesso para duas importantes vias da cidade, a Avenida Tancredo Neves e a Rua Alfredo Mucci. Seu acabamento conta com um painel artístico com mosaico cerâmico de pastilhas de vidro inspirado nas serras que rodeiam a cidade.

Olavo Bilac
Situada no Loteamento São Lucas, na Rua Cecília Meireles, nº 43, Ponte Nova, a Praça Olavo Bilac (Lei n.º 2.274 de 24 de abril de 2007) foi aberta no último dia 12 de janeiro e valoriza o meio ambiente natural, colaborando com a socialização e diversificação da paisagem local. O paisagismo conta com espécies frutíferas que já estavam produzindo desde as obras, bem como palmeiras de garrafa de pequeno porte.

Tenentes V
Por fim, a Tenentes V, situada na Rua José Benedito Alves Cardoso, nº 120, no Tenentes, traz consigo, além da contemplação paisagística, uma academia ao ar livre. O espaço conta com equipamentos como Prancha Lateral, Remador, Simulador de Cavalgada, Exercitador de Pernas, Esquiador, Giro Diagonal, Giro Vertical e Multi Exercitador, que trabalham flexibilidade, agilidade, fortalecimento da musculatura, mobilidade, entre outros.

Além disso, a praça também dispõe de árvores, que delimitam o entorno da praça, e arbustos adultos, como azaleias, transplantados de outras áreas de obras.