Transplante de cinco árvores favorece paisagismo de locais públicos em Extrema

O município já foi beneficiado por mais de 50 transplantes, entre árvores e palmeiras, por meio do Turismo Municipal

Na quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Turismo realizou mais uma importante ação em prol do paisagismo dos locais públicos de Extrema. Ao todo, 5 árvores da espécie Podocarpus, alocadas na Praça Itália, passaram pela técnica de transplante, que permite remover árvores de um terreno para replantá-las em outro, sem a supressão, ou seja, o corte da planta.

O processo teve início há aproximadamente 3 meses, com a realização da escavação (sangria) das raízes, irrigação e repouso de no mínimo 90 dias. As árvores foram transplantadas para dois locais importantes para a população, sendo 3 delas para a futura UBS do Barreiro e outras 2 para o Complexo Esportivo Bela Vista, que se encontra em estágio final de obras. Os pinheiros já foram plantados e agora se adaptam ao novo ambiente.

Conhecido como “Pinheiro de Buda”, o Podocarpus é muito utilizado no paisagismo devido a sua versatilidade: de arbustos e cercas vivas a ornamentação de jardins contemporâneos, a planta pode atingir até 7 metros de altura e aceita bem as podas, possibilitando a criação de formatos variados.

Vale destacar que o plantio e revitalização de áreas públicas são uma responsabilidade da equipe de Paisagismo, eixo que desempenha um papel fundamental dentro da Secretaria Municipal de Turismo. Trata-se de uma ferramenta que contribui para a criação de ambientes encantadores e atua na garantia dos serviços ambientais de arborização urbana.