Torres de telefonia móvel ampliam conexão na zona rural de Extrema

18/01/2024

Além dos repetidores da Prefeitura, que já atuam na zona rural, em breve a cidade contará com o funcionamento de mais duas torres de transmissão por meio do programa Alô, Minas!

Com o início da operação da torre de telefonia móvel 4G localizada no Bairro do Salto de Cima, Extrema já começa a receber retorno da adesão ao programa Alô, Minas!, do governo do estado. Na última quinta-feira (11), a equipe técnica da Prefeitura Municipal realizou a testagem do sinal na zona rural, onde a primeira torre operada pela Claro está implantada, e confirmou a eficiência e a importância do trabalho para região.

Extrema foi contemplada pelo programa estadual de concessão de crédito de ICMS para investimento no setor de telecomunicações em 2019, quando três dos cinco bairros rurais inscritos foram aceitos pelo Alô, Minas!, sendo eles o Tenentes/Lajes, Salto de Cima e Juncal. O objetivo do trabalho é beneficiar as pessoas que residem em localidades que ainda não contam com a tecnologia.

Além da torre já em operação no Salto, implantada em terreno municipal, a Administração também instalou, por conta própria, duas torres de repetição que atuam captando o sinal da torre de transmissão e amplificando-o, de modo a contemplar os locais aonde o sinal da torre original chega com menos intensidade ou não chega. Dessa forma, é possível garantir acesso à telefonia móvel e à tecnologia 4G para maior número de pessoas.

Os repetidores estão localizados no Salto de Cima e no Salto de Baixo, alocados em terrenos particulares, por meio de contrato de uso, e atuam através da operadora Vivo. Juntas, a torre da Alô, Minas! e as duas repetidoras abrangem a cobertura do serviço de atendimento móvel no Salto de Cima, Salto do Meio, Posses, Pitangueiras e Forjos.

As outras duas torres do programa estadual ainda estão em processo de implantação pela Claro nos bairros Tenentes/Lajes e Juncal, em terrenos locados, e juntas devem atender os bairros Lajes, Tenentes Rural, Juncal, parte do Furnas, Jardins e Sertão dos Lopes. Nesses lugares, a Administração Municipal já providenciou os acessos, enquanto a operadora Claro realizou a marcação do terreno. Os próximos passos são a execução da obra e a ligação de energia elétrica.

Quando as três torres de transmissão estiverem em pleno funcionamento, aproximadamente 3 mil pessoas que moram na zona rural de Extrema serão contempladas com acesso à telefonia móvel e seus benefícios. A Prefeitura continuará realizando testes de sinal para avaliar eventuais problemas ou “pontos cegos” que podem não estar sendo atendidos pelo sinal emitido e/ou repetido pelas torres.