• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Evite ser pego de surpresa: proteja-se de animais peçonhentos

Evite ser pego de surpresa: proteja-se de animais peçonhentos

29/04/2019

Compartilhe:

Os animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha, ou seja, veneno, e têm condições naturais de injetá-lo em presas ou predadores. Os que mais causam acidentes no Brasil são serpentes, escorpiões, aranhas, lepidópteros (mariposa e suas larvar), himenópteros (abelhas, formigas e vespas), coleópteros (besouros), quilópodes (lacraias), peixes, cnidários (águas-vivas e caravelas).

Os escorpiões, que são os mais encontrados, escondem-se  próximos às residências, terrenos abandonados com entulhos, em materiais de construção, embaixo de pedras, mato, lixo, lenha, tijolos, telhas, etc. Eles procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. 

Para evitar a presença dos escorpiões, não se deve acumular lixo e entulho; é importante colocar o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e insetos; limpar terrenos baldios; manter os jardins sempre aparados e bem cuidados.

Se caso acontecer o acidente, as medidas devem ser adotadas de imediato e o tratamento o mais rápido possível. Após a picada, deve limpar o local com água e sabão, procurar a orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente, se possível, levando o animal, já morto, para identificação da espécie do escorpião.