• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Todas as UBS do município e duas Unidades Sentinela atendem casos de sintomas gripais em Extrema

Todas as UBS do município e duas Unidades Sentinela atendem casos de sintomas gripais em Extrema

04/01/2022

O período entre o fim e o começo do novo ano foi marcado pela presença de muitos pacientes nas Unidades do Sentinela

A Rede Municipal de Saúde enfrenta um grande aumento de casos de Influenza e Covid-19 e em razão disso a Secretaria de Saúde em Extrema não mediu esforços para ampliar a sua rede de atendimento e quadro de funcionários e, recentemente, implantou duas Unidades do Sentinela no município para atender as pessoas que apresentam sintomas de síndromes gripais. Além disso, estão sendo feitos também testes da Covid-19 para quem chega com sintomas semelhantes entre as duas doenças.

Ao longo destes três últimos dias, 1106 testes foram realizados nas duas Unidades, sendo que 181 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da Covid-19 e outras 925 pessoas testaram negativo.

Além dessas duas recentes Unidades implantadas, todas as UBSs também estão equipadas para atender os munícipes que apresentam síndromes gripais adultas. A alteração dos horários de atendimento destas Unidades Básicas tem por finalidade desafogar o fluxo de atendimento dos pacientes que têm vindo aos Prontos Atendimentos diariamente e evitar com que a população precise se deslocar até o Centro da cidade para ser atendida.

As Unidades Básicas estão atendendo exclusivamente casos de síndromes gripais adultas (a partir de 14 anos) de segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 15h às 17h e as duas Unidades do Sentinela estão funcionando todos os dias das 7h às 19h. Os atendimentos infantis acontecem 24h por dia somente no Hospital Dr. Roberto de Cunto.

Toda a população extremense acima dos seis meses de idade e que ainda não tomou nenhuma dose da Influenza já pode garantir a vacina, tanto na Sala Central de Vacina, localizada no Centro, quanto no bairro Ponte Nova, Tenentes e Vila Esperança. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3n36uzJ.

Se você estiver com sintomas gripais, procure pela Unidade de Saúde mais próxima de sua casa até às 17h e a partir das 19h somente o Pronto Socorro Municipal estará em atendimento. O diagnóstico precoce é muito importante para evitar novos contágios, por isso pense nos cuidados da sua saúde e também das pessoas que fazem parte do seu meio social.