Setor de Agricultura e Pecuária desenvolve capacitação sobre boas práticas de fabricação de produtos de origem animal e suas rotulagens

28/07/2023

A qualificação foi ministrada por dois médicos veterinários do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Extrema

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Setor de Agricultura e Pecuária, promoveu mais uma capacitação à população e dessa vez a qualificação foi voltada para o público que desenvolve serviços com fabricação e manipulação de alimentos de origem animal, tendo em vista que esses profissionais precisam constantemente, se atualizar sobre as normas vigentes.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são requisitos básicos para obtenção de produtos seguros à saúde do consumidor. Com intuito de repassar informações concretas e atualizadas sobre esse assunto, o médico veterinário e colaborador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Dr. Antônio Luís de Freitas, destacou os principais pontos para ter um ambiente de trabalho mais eficiente, otimizando todo o processo de produção, a fim de que o produto atenda às especificações de identidade e qualidade.

Houve ainda orientações quanto as práticas sanitárias de manipulação de alimentos, higienização pessoal de todas as pessoas envolvidas na área de produção, além dos procedimentos de armazenamento de produtos e controle de pragas, tudo isso com objetivo de fornecer conhecimento básico para obtenção de produtos seguros à saúde.

Em seguida, a médica veterinária, Sra. Valquíria Bull, abordou sobre a nova rotulagem nutricional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que entrou em vigor em outubro de 2022. A profissional mencionou quais são as novas exigências adotadas quanto a formatação da tabela de informação nutricional e área de impressão, além de apresentar os modelos e limites definidos para a rotulagem.

A profissional mencionou que o intuito da nova rotulagem é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que tem relevância para a saúde, além de melhorar a clareza e a legibilidade dos rótulos em cada produto alimentício.