“Setembro Verde” traz alerta sobre a incidência do câncer de intestino

05/09/2019

No início do mês começou o “Setembro Verde”, uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de intestino. Todas as unidades de saúde (UBS) de Extrema estão realizando mobilizações e atividades preventivas junto ao público de risco, que são homens e mulheres de 50 a 75 anos.

As ações que seguirão durante todo o mês de setembro incluem consultas, disponibilização de exames laboratoriais e de imagem, bem como diagnóstico precoce e tratamento. Também serão realizadas buscas ativas para o diagnóstico precoce daqueles que ainda não participaram da campanha, na faixa etária de risco, e que tenham fatores associados como tabagismo, alimentação desregrada, ou que apresentem sangue nas fezes.

No período de 23 a 27 de setembro, durante a Semana do Idoso, as atividades serão intensificadas. Cada unidade definirá uma programação exclusiva para esta semana, sendo divulgada nas UBSs e no site da prefeitura próximo a data.

Também conhecido como câncer colorretal, este tipo de câncer está entre os três primeiros mais comuns no mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão e mama. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer de cólon e reto matou mais de 862 mil pessoas somente no ano de 2018.

Estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam ainda que este é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o segundo entre as mulheres acima dos 65 anos. Estima-se também que, para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 36.360 novos casos de câncer colorretal (17.380 em homens e 18.980 em mulheres) no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 16,83 casos novos a cada 100 mil homens e 17,90 para cada 100 mil mulheres.

Para mais informações, procure a UBS mais próxima da sua casa.

Prevenir é o melhor remédio!