Servidores participam de Formação para Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

21/08/2023

A formação de brigadistas objetiva a prevenção de queimadas no período de seca, que se estende até setembro/outubro

A sede do Projeto Conservador das Águas recebeu, entre os dias 8 e 11 de agosto, um treinamento para brigadistas municipais promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A capacitação contou com a presença de servidores das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Obras, e integra o Programa Minas Contra o Fogo, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Defesa Civil Municipal.

O Minas Contra o Fogo é um programa que tem a finalidade formar agentes para a prevenção de ocorrências, bem como ampliar a capacidade de resposta dos municípios aos incêndios florestais. O trabalho é voltado para as cidades mineiras que registraram focos em unidades de conservação estaduais localizadas em seus territórios, entre os anos de 2013 e 2021.

A formação aliou a teoria à prática e contou com diversas atividades externas, como exercícios em grupo, a fim de instruir os servidores sobre prevenção de incêndios e apresentar táticas e procedimentos a serem seguidos em caso de queimadas. Também foi realizada uma simulação na mata com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Todos os 27 brigadistas receberam um certificado de conclusão que comprova a formação e afirma que os mesmos estão capacitados para lidar com situações de combate a incêndios. Com o término do programa, 17 kits de EPIs foram entregues à Defesa Civil Municipal.

A Prefeitura de Extrema apoia e colabora com a realização de ações que visam a preservação da fauna e flora municipais e que promovam a segurança dos moradores que residem nas áreas rurais, próximos às matas. Com este programa de capacitação a Defesa Civil municipal, que forma uma união sistêmica com o Poder Público, espera melhorar a capacidade de resposta aos incêndios, 99% das vezes decorrentes de ações humanas.