• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • As vantagens da amamentação permanecem por toda vida

As vantagens da amamentação permanecem por toda vida

29/07/2019

Compartilhe:

Do dia 1 a 7 de agosto, mais de 120 países celebram a Semana Mundial da Amamentação. Comemorado desde 1992, a data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com base na Declaração de Innocenti que visa a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno, assinada em 1º de agosto de 1990.

Os benefícios do leite materno estão ligados diretamente a uma boa nutrição, saúde e desenvolvimento da criança. Bebês que recebem leite materno como alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida são mais resistentes a infecções, alergias, doenças e até mesmo complicações mais simples, como cólicas.

Além disso, o leite colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne a anemia e obesidade, ajuda no desenvolvimento cognitivo e da arcada dentária e auxilia no crescimento de prematuros.

Já para as mães, o momento da amamentação traz a sensação de bem-estar e de realização; protege contra o câncer de mama e de ovário, além de aumentar o vínculo com o filho, o que pode colaborar para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.

O ideal é que a amamentação seja fornecida à criança até os dois anos ou mais. 

As vantagens da amamentação permanecem por toda vida.