Seis Unidades Básicas de Saúde começam a ser construídas simultaneamente em Extrema

06/06/2022

Todos os 6 bairros receberão em breve sua sede própria, sendo que quatro Unidades estão em execução e outras duas seguem em processo de licitação

No ano de 2021, a Prefeitura Municipal de Extrema entregou três novas Unidades Básicas de Saúde à população, sendo elas: a UBS “Servilia Bertolotti” no bairro Jardim/Climp, a UBS “Alcides Nunes do Prado”, no bairro do Juncal e a UBS “Miguel Gonçalves de Souza”, no bairro Vila Rica. Ainda assim a administração pública iniciou 6 novas unidades para os moradores do Fisgão, Barreiro, Rodeio, Jardim São Cristóvão, Morbidelli e Centro I.

Os moradores destes bairros serão atendidos dentro dos padrões de excelência e agora com uma sede própria, receberão um suporte de saúde mais eficiente e com mais serviços disponíveis.

A UBS do Fisgão, localizada na Rua André Gonçalves de Souza, assim como as demais unidades contará com atendimento de enfermagem, médico, farmacêutico, bem como serviços de nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. As obras seguem em fase de fundação, na qual estão sendo feitas as projeções de sustentação do imóvel ao solo.

A UBS do Barreiro, localizada próximo da recém-inaugurada Av. João Gilli Neto está na etapa inicial de alvenaria, na qual está em fase de marcação e elevação das paredes da nova Unidade.

Já a UBS Rodeio, localizada na Alameda Sabiá, está em estágio mais avançado de todas as outras obras, visto que a alvenaria está em fase completa, chegando agora na etapa de instalação da viga de respaldo.

A Unidade do Jardim São Cristóvão, já nomeada como “UBS Georgina de Lima Rodrigues (Enf. Julia)”, está localizada na Rua Inglaterra e as obras estão entrando na fase de fundação.

Outras duas Unidades estão trilhando para o início das primeiras etapas: A futura sede própria do bairro Morbidelli, por exemplo, foi licitada e dentro de 15 dias já iniciará as primeiras fases de construção na Rua Antônio Morbidelli. Já a UBS do Centro I está com o projeto executivo sendo avaliado e assim que estiver pronto, os moradores poderão apreciar os detalhes do espaço, sabendo que a atual Unidade será demolida para a construção de uma nova.

Ao todo essas novas Unidades Básicas de Saúde atenderão aproximadamente 3.700 famílias, o que equivale cerca de 12.000 pacientes cadastrados no SUS e que residem nestes 6 bairros.