Secretaria de Assistência Social

Secretarias se unem para prestar atendimento em saúde e apoio assistencial aos frequentadores da Praça Itália

11/12/2019

Na manhã do dia 11, a Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS, realizou um mutirão de atendimento voltado aos frequentadores da Praça Itália, em especial as pessoas que fazem o consumo prejudicial de álcool e outras drogas.

Com apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Extrema, a ação teve o objetivo de estabelecer vínculos com essas pessoas, oferecendo orientação social em saúde a fim de serem encaminhados para tratamentos adequados, acolhendo e garantindo o direito dos cidadãos.

Para isso, agentes de saúde e assistência social preparam uma abordagem menos agressiva, convidando os dependentes para conversar, servindo refeição, dando apoio com os serviços de Balcão de Empregos e assistência para fazer documentação, além de convidar para os tratamentos oferecidos no CAPS.

Na oportunidade, o PSF do bairro aproveitou para fazer testes rápido, aferição de pressão e orientação a respeito da Campanha “Dezembro Vermelho”, atendendo, além dos frequantadores da praça, todos que ali passavam.

A decisão da ação veio após uma reunião entre as Secretarias, Gestão Municipal e Polícia Militar que, a primeiro momento, acreditam que esta é a melhor solução tendo em vista que as pessoas que ficam ali não se encontram em situação de rua.