Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde realizará mobilização para orientar a população sobre o combate ao mosquito da Dengue

28/11/2019

No próximo sábado, dia 30, a Secretaria de Saúde irá realizar uma mobilização na Praça Itália a respeito ao combate do mosquito da Dengue. A ação será das 8h às 17h e tem o objetivo de orientar através de demonstração para que a população aprenda a identificar as larvas do mosquito, além conscientizar sobre a prevenção a doenças com o descarte de criadouros.

Os meses quentes do verão são mais propícios para a transmissão de dengue, Zika e chikungunya, isso porque as chuvas abundantes, a umidade e o calor típicos da época favorecem, naturalmente, a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor dessas doenças. Por isso, é necessário tomar medidas preventivas para diminuir os criadouros do mosquito.

Durante seu ciclo de vida o Aedes aegypti existe a fase aquática que envolve a larva e a pupa, e a fase terrestres, quando o mosquito já é adulto. Na fase aquática, a temperatura mais elevada da água acelera o metabolismo das larvas e pupas e tem como consequência o desenvolvimento mais acelerado. Com as chuvas, existe o acúmulo de água em recipientes disponíveis que poderão receber ovos do mosquito.

Nessa fase, o combate é mais eficaz e simples, interrompendo o clico de vida do mosquito. Podem ser adotadas atitudes preventivas de limpeza e fiscalização como manter a caixa d’água fechada, não deixar acumular água em recipientes, colocar areia nos pratos de vasos e colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados, assim como manter as lixeiras fechadas.