• /
  • /

Secretaria de Educação promove Semana da Educação Empreendedora entre 14 e 16 de agosto

07/08/2023

O evento vai contar com palestra e roda de conversa para o núcleo escolar e familiar, com abordagem ligada ao universo da Metodologia OPEE

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Extrema realiza, entre os dias 14 e 16 de agosto, a Semana da Educação Empreendedora, que tem a proposta de levar a Metodologia OPEE para além das salas de aula. O evento acontecerá no Cine Teatro e vai contar com palestras e rodas de conversa voltadas para os professores, gestores, alunos e familiares, a fim de destacar a importância da cultura empreendedora.

Desenvolvida na rede municipal de Extrema, a OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo) é uma metodologia de inclusão dos jovens que tem o intuito de promover o autoconhecimento da criança e do adolescente. Nela, os alunos trabalham com o “Projeto de Vida”, um componente curricular que convida o estudante a planejar seu futuro em diversos aspectos, seja ele profissional ou no desenvolvimento humano. Além disso, as famílias também são beneficiadas pelo trabalho através de um material de acompanhamento chamado “Projeto de Vida em Família”.

Nos dias 14 e 15, das 18h às 20h, o Cine Teatro recebe a palestra “Quais são seus propósitos para ser a pessoa que você quer ser?”, ministrada pela assessora pedagógica da Metodologia OPEE, Kelly Aparecida da Silva, voltada para os professores da Educação Infantil e Básica II.

Já nos dias 15 e 16 vai acontecer a roda de conversa sobre Projeto de Vida e Educação Socioemocional, destinada aos alunos dos 8º anos. O bate-papo vai ser conduzido pelo psicopedagogo, pedagogo e arte educador, Robson Salvador, às 8h. O docente ainda vai ministrar a palestra “Síndrome do Imperador; pais empoderados educam melhor: os desafios de educar em novos tempos”, das 18h30 às 20h, destinada às famílias.

Os familiares que desejarem se inscrever devem procurar os gestores da escola dos filhos. Os convites precisam ser retirados presencialmente na secretaria das escolas nos dias 14 e 15 de agosto.

Programação

Todas as palestras e rodas de conversa serão realizadas no Cine Teatro. Confira:

Tema: Quais são seus propósitos para ser a pessoa que você quer ser?
Data: 14 e 15 de agosto
Público: Professores da Educação Infantil, Fundamental I e II.
Palestrante: Kelly Aparecida da Silva, assessora pedagógica da Metodologia OPEE.

Tema: Roda de conversa sobre o Projeto de Vida e Educação Socioemocional
Data: 15 e 16 de agosto
Horário: às 8h
Público: alunos dos 8° anos
Palestrante: Robson Salvador, psicopedagogo, arte educador e pedagogo.

Tema: Síndrome do Imperador; Pais Empoderados educam melhor: os desafios de educar em novos tempos.
Data: 16 de agosto
Horário: das 18h30 às 20h
Público: famílias
Palestrantes: Robson Salvador, psicopedagogo, arte educador e pedagogo.