Secretaria de Cultura realiza a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Extrema (2021-2023)

30/07/2021

A Prefeitura Municipal de Extrema, através da Secretaria de Cultura, promoveu, no dia 29 de julho de 2021, a posse dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural que irão atuar no biênio 2021-2023. Em função da pandemia de Covid-19 e da massa de ar frio polar que derrubou as temperaturas na região, tal cerimônia ocorreu de forma remota, através da Plataforma do Google Meet.

Participaram dessa cerimônia, Pablo Farina, Secretário Municipal de Cultura, Rafaela Ferreira da Silva, que atua com o Sistema Municipal de Cultura e os seguintes integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Extrema: João Batista Gomes Pinto, João Paulo de Lima Costa, Lázara Hosana Ortiz, Maria Rita Gomes, Bruno de Souza Martins, Marcos Roberto da Silva, Vanderlei Brogini, Bruno de Carvalho, Regiane Donizetti da Silva, Cibele Salaroli, Suellen Sobrinho de Oliveira, Adilson Nogueira, Andrea Aparecida da Silva, Eduardo Sabion, Nadja Cardoso, Talessa Pires, Millena Bueno da Silva, Adriana Pires da Silva, Fabiano Menna, Diarles Davi Ferraz, Cleusa Margarida de Pádua e Renato Morrone. Vinte e três membros foram empossados, sendo que uma pessoa não pôde tomar posse por não ter recebido o conteúdo do curso ministrado por Rafaela Ferreira da Silva sobre políticas públicas de cultura.
Após a posse dos referidos conselheiros, foi realizada a eleição dos membros da Diretoria do referido conselho, que ficou composta da seguinte forma: Renato Henrique Morrone como Presidente; Talessa Alencar Pires como Vice-Presidente; Andrea Aparecida da Silva como Secretária Executiva e Adriana Nogueira Pires da Silva como Secretária Adjunta.

O referido conselho é constituído por representantes da Sociedade Civil eleitos por membros de diversos segmentos artísticos e culturais (Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Economia da Cultura, Literatura, Livro e Leitura e Música) e por servidores públicos que representam diversas secretarias da Administração Municipal (Cultura, Educação, Assistência Social e Turismo).

Desde a sua institucionalização, o Conselho Municipal de Política Cultural é constituído por 12 (doze) membros titulares e igual número de suplentes, com a seguinte composição: 06 representantes da Secretaria de Cultura (3 titulares e 3 suplentes); 02 representantes da Secretaria de Turismo (1 titular e 1 suplente); 02 representantes da Secretaria de Assistência Social (1 titular e 1 suplente); 02 representantes da Secretaria de Educação (1 titular e 1 suplente); 02 representantes do segmento de Artes Cênicas (1 titular e 1 suplente); 02 representantes do segmento de Dança (1 titular e 1 suplente); 02 representantes do segmento de Música (1 titular e 1 suplente); 02 representantes do segmento de Artes Visuais (1 titular e 1 suplente); 02 representantes do segmento de Literatura, Livro e Leitura (1 titular e 1 suplente) e 02 representantes do segmento da Economia da Cultura (1 titular e 1 suplente).

A eleição dos membros da Sociedade Civil ocorreu no dia 3 de julho de 2021, na Secretaria Municipal de Cultura. O período das inscrições dos candidatos e dos votantes foi do dia 1º de junho de 2021 ao dia 18 de junho de 2021. A “Relação dos candidatos e dos votantes habilitados à eleição” foi publicada no dia 22 de junho de 2021. O prazo para pedido de impugnação ou esclarecimento sobre o resultado da eleição encerrou-se no dia 12 de julho de 2021, sem contestações.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, deseja a todos os membros do biênio 2021-2023 um produtivo mandato.