Secretaria de Cultura de Extrema convida para a palestra “Extrema na Revolução Constitucionalista de 1932”

22/07/2022

No mês em que se completam 90 anos do início da Revolução Constitucionalista de 1932, a Secretaria de Cultura de Extrema traz aos munícipes uma palestra que aborda o Movimento Constitucionalista de 1932, buscando refletir sobre os desdobramentos do referido movimento em Extrema.

Trata-se de uma atividade promovida pelo Setor de Proteção do Patrimônio Cultural e pela Divisão de História, conforme o disposto no Plano Plurianual de Educação para o Patrimônio e Difusão do Município de Extrema (2022-2025).

A referida palestra será ministrada por Rodrigo Ruiz, professor de História efetivo do Município de Monte Sião que há anos estuda o Movimento Constitucionalista de 1932 e que foi o responsável, em 2016, pela realização da pesquisa histórica que subsidiou a elaboração da Rota Turística da Revolução de 1932, em Jacutinga, Minas Gerais.

Nessa palestra, serão apresentadas diferentes perspectivas de análise desse movimento cívico-militar e serão abordados documentos textuais e imagéticos que lançam luz sobre o impacto da Revolução de 1932 no cotidiano de moradores e de autoridades de Extrema.

Nesse dia, a Secretaria de Cultura anunciará a publicação, na plataforma do Acervo Digital Regional de Extrema, de um manuscrito (cópia) recentemente localizado no município que contém registros de acontecimentos verificados em Extrema entre 1930 e 1932.

Pela identificação do material (feita pelo autor), características do texto e caligrafia do autor, a autoria desse manuscrito é atribuída ao Sr. Antônio Ferreira de Almeida. Durante parte da primeira metade do século XX, Ferreira de Almeida viveu em Extrema, onde, entre outros, foi escriturário da Câmara e onde produziu pesquisas sobre a história da região e sobre a Questão de Limites (entre Minas Gerais e São Paulo).

A realização de estudos sobre as trincheiras Revolução de 1932 é uma ação prevista no eixo 4 do Plano Municipal de Cultura de Extrema (2018-2027).