Secretaria de Assistência Social irá promover conferência para debater prioridades nas Políticas Públicas

02/09/2019

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Extrema (SMAS), realizarão a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”. O encontro será no dia 11 de setembro, às 8h, na Escola Municipal de Educação em Tempo Integral (EMETI) Profº Celso Luís Ferreira Pó, na Rua União Soviética, s/n – Bairro Vila Esperança.

A conferência é aberta a todo o público, em especial aos usuários dos programas assistenciais de Extrema, e tem como foco a avaliação da política de assistência social e a construção de diretrizes para aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São colocados em pauta tanto programas a nível governamental, como também, programas municipais a fim de debater e estabelecer prioridades nas Políticas Públicas.

Na programação do encontro, será realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno, Palestra Magna referente ao tema e apresentação cultural. Para o debate, são levantados os seguintes eixos temáticos:

• EIXO 1 – Os desafios para consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do Estado e dos Municípios, à Emenda Constitucional nº: 95, à proposta de Reforma Previdenciária e a Reforma Trabalhista;
  • EIXO 2 – A Rede de Proteção Social do SUAS e a Relação com os órgãos de garantia de direitos;
  • EIXO 3 – Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”.

Pré conferências

Nos dias 2, 5 e 6 de setembro, acontecerão as pré conferências sobre os eixos temáticos da conferência principal.

Abaixo, veja o cronograma da Pré Conferência Municipal de Assistência Social

Tema – ‘Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento Público e Participação Social”

Eixo I: Os desafios para a consolidação do SUAS, frente aos impactos da crise financeira da União, Estado e dos Municípios, a Emenda constitucional de nº 95, a proposta de Reforma da Previdência e à Reforma Trabalhista

Dia: 02 de Setembro de 2019 – 18h30

Local: Associação do bairro Vila Rica

Endereço: Benedito José de Toledo, s/n.

EIXO 2: A rede de Proteção Social do Suas e a Relação com os órgão de garantia de direitos

Dia: 06 de Setembro de 2019 – 08h30

Local: Espaço Carpe Diem

Endereço: Rua das Orquídeas, nº73.

EIXO 3: Democracia participativa, Controle Social e Protagonismo dos Usuários no Suas

Dia: 05 de Setembro de 2019 – 18h30

Local: Escola Municipal Padre Adolfo Fabbri