• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Saúde também é papo de homem: Extrema lança a Campanha Novembro Azul e inicia atendimentos aos homens nas Unidades de Saúde

Saúde também é papo de homem: Extrema lança a Campanha Novembro Azul e inicia atendimentos aos homens nas Unidades de Saúde

01/11/2022

Compartilhe:

Chegou à vez de direcionar a atenção à saúde integral dos homens e centralizar a prevenção da 2º maior doença fatal acometida ao gênero masculino: o câncer de próstata

Desde 2008 a Campanha “Novembro Azul” é marcada por um movimento em prol da prevenção de uma doença que mata milhares de homens no Brasil: o câncer de próstata. A campanha tem como objetivo realizar a conscientização e o diagnóstico precoce, utilizando ações publicitárias e disponibilizando apoio de todos os profissionais das Unidades de Saúde existentes no município para realizar atendimentos psicológicos e, se for o caso, exames cirúrgicos.

Inicialmente a campanha era voltada somente para o câncer de próstata, porém estudos indicam que os homens têm menor número de consultas médicas por ano em comparação às mulheres e fazem menos uso de serviços de cuidado, por essa razão a campanha passou a aderir também à importância da saúde integral do sexo masculino. Sabendo da baixa procura dos homens nas Unidades de Saúde, o município de Extrema, em conjunto com a Secretaria de Saúde, disponibilizará, ao longo de todo o mês, as 22 Unidades de Saúde para atender consultas periódicas e cuidados rotineiros aos homens pertencentes ao grupo de risco da doença, entre 50 e 75 anos. 

Dentre as ações que a Atenção Primária à Saúde (APS) promoverá neste mês de novembro será voltado para cuidados que estão sendo deixados pelos homens, tais como: a cessação do tabagismo, prevenção cardiovascular e de violência, praticar sexo seguro, além da preocupação com a saúde mental, pois essa é uma população que negligencia os serviços de saúde oferecidos.

Sintomas

O câncer de próstata não apresenta sintomas aparentes, contudo quando alguns sinais começam a aparecer, significa que o tumor já está em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas que surgem nesta fase são: dores corporais e ósseas, dificuldades para urinar, vontade de urinar com frequência durante o dia ou à noite, diminuição do jato de urina e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Medidas preventivas

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para ajudar a diminuir os riscos da doença é necessário que os homens mantenham hábitos saudáveis (praticando no mínimo 30 minutos de atividade física), realizem uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; identifiquem e tratem adequadamente a hipertensão, o diabetes e os problemas de colesterol, além de diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Tratamento

O tratamento da doença depende do seu estágio. Em casos leves é recomendado monitoramento, porém os estágios mais agressivos necessitarão de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal e quimioterapia.

Cuidar da saúde também é coisa de homem, por isso previna-se a si mesmo e a sua família, pois um verdadeiro herói precisa estar com a saúde em dia para fazer a diferença. Procure uma Unidade de Saúde mais próxima e realize consultas periódicas.