• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Saúde Mental: Centro de Atendimento Fonoaudiológico e Psicológico atendeu gratuitamente quase mil pacientes neste ano em Extrema

Saúde Mental: Centro de Atendimento Fonoaudiológico e Psicológico atendeu gratuitamente quase mil pacientes neste ano em Extrema

07/07/2022

Compartilhe:

Para serem atendidos no CAFP, os interessados devem procurar pelo PSF do seu bairro e, se necessário, será feito o encaminhamento

O CAFP (Centro de Atendimento Fonoaudiológico e Psicológico), também conhecido por muitos como Ambulatório da Saúde Mental é um serviço ambulatorial com o objetivo de promover a saúde mental e que atende crianças, adolescentes e adultos que sofrem com problemas psicológicos e fonoaudiológicos em Extrema. Somente neste ano o ambulatório já atendeu quase mil pessoas.

Composto por uma equipe constituída por médicos psiquiatras; psicólogos voltados para atendimentos individuais de crianças, adolescentes e adultos; terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, o CAFP é um serviço aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece acompanhamento e tratamento a toda população.

O CAFP não atende demandas espontâneas, já que a porta de entrada para este serviço especializado da Saúde Mental são os PSFs que avaliam, inicialmente, se o paciente necessita ou não de tratamento apropriado, conforme o grau do seu transtorno mental (leve, médio ou elevado). Posteriormente os casos leves a moderados são encaminhados para o CAFP, enquanto os casos graves são direcionados para o CAPS.

Os casos emergenciais, vindos do judicial e do Conselho Tutelar, são transferidos diretamente para a equipe do CAFP, sem passar pela triagem dos PSFs. É válido lembrar que cada sessão infantil dura 30 minutos, enquanto as sessões para adultos abrangem 50 minutos de duração.

Para desenvolver a linguagem oral infantil, os dois fonoaudiólogos da equipe se apegam às estratégias lúdicas, buscando desenvolver atividades em que a criança mostra interesse e socialize com algo. “A partir da repetição e da percepção auditiva que nós trabalhamos no início e no final da terapia é que conseguimos resolver diversos casos de melhora na dicção e nos fonemas de nossos pacientes”, explicou uma das fonoaudiólogas do CAFP.

Com uma sala colorida, bem organizada e repleta de materiais lúdicos, a psicóloga infantil do Centro de Atendimento Fonoaudiológico e Psicológico trabalha na área há 25 anos e segundo ela, a dimensão do seu trabalho é incalculável, já que hoje ela atende os filhos dos seus antigos pacientes que faziam terapia na fase infantil: “Realizo atendimentos de crianças de 3 a 11 anos, na qual acompanho-os durante 30 minutos de 15 em 15 dias. Muitas questões estão presentes nos atendimentos, sejam problemas socioeconômicos, desestrutura familiar, que envolve separação, morte, famílias transgênicas e demais casos, além de atender também uma demanda de crianças que sofreram abusos”.

Localizada na Rua Alexandre Bertolotti, 144 – Centro, o Centro de Atendimento Fonoaudiológico e Psicológico atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (35) 3435-5602 e se preferir, mande um e-mail para: psic.fono@gmail.com.