Secretaria de Saúde

Saúde inicia campanha para promover as práticas saudáveis de vida

03/02/2020

Durante todo o mês de fevereiro, a Atenção Primária à Saúde realizará nos PSFs da cidade uma programação especial voltada ao incentivo às práticas saudáveis de vida. As atividades envolvem a orientação para alimentação saudável, prática de atividade física regular, hábitos para se combater o estresse, combate ao tabagismo, hábitos de higiene, destinação correta do lixo domiciliar, entre outros.

Cada PSF irá elaborar sua programação específica com atividades preventivas, como consultas e avaliações de saúde, e de conscientização através de palestras sobre os temas relacionados à campanha de saúde.

O objetivo da campanha é reforçar o incentivo às práticas saudáveis de vida junto à população. Tais práticas ajudam a prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como doenças respiratórias e cardiovasculares, acometimentos cerebrais como AVC, infarto, diabetes, problemas alimentares (obesidade, bulimia, anorexia).

A ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis é uma grande problemática na saúde pública, pois ela muitas vezes se inicia na idade de jovens adultos, agravando-se precocemente aos 40 e 50 anos e, finalmente, intensificando-se na fase idosa.

QUEM SE CUIDA, VIVE MAIS E MELHOR!

Veja algumas dicas para manter sua saúde em dia:

Tenha uma alimentação mais saudável
  • Prefira alimentos frescos
  • Reduza sal, açúcar, óleos e manteigas
  • Evite alimentos processados/ultraprocessados
  • Evite fast food
  • Coma com regularidade e atenção

Pratique atividades físicas

  • Proporciona sensação de bem-estar
  • Melhora a força muscular
  • Auxilia na perda de peso
  • Diminui as chances de ataque cardíaco
  • Minimiza os riscos de diabetes e pressão alta
  • Melhora o sono
  • Ajuda no controle de doenças crônicas
  • Melhora a disposição

Mantenha os hábitos de higiene

  • Use o lenço para assoar o nariz
  • Não ande descalço
  • Tome banho todos os dias
  • Corte as unhas regularmente
  • Lave os alimentos antes de comer
  • Mantenha sua casa limpa
  • Beba sempre água filtrada
  • Escove os dentes após as refeições

Pare o quanto antes de fumar

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar degusta melhor a comida
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram