Secretaria de Cultura

Revitalização do Arco Principal do Santuário de Santa Rita de Extrema

25/05/2021

Após reuniões e aprovação, com o Padre Mauro Ricardo de Freitas e pessoas de grande representatividade do município, como por exemplo, a Sra. Vanda Olivotti, estabeleceu uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Extrema, o Santuário de Santa Rita de Extrema e o COMPACE (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Extrema) para a elaboração do projeto: Revigoração do Arco Principal do Santuário de Santa Rita de Extrema.
Conforme fotos, uma nova característica se dará ao arco principal do santuário, com a contratação do renomado artista Leonardo Posenato, o mesmo mosaicista que criou as “Rosas” no piso da Praça Presidente Vargas e também produziu o mosaico “Árvore do Conhecimento” na Praça Coronel Simeão.
A obra, no caso o mosaico para o arco principal do Santuário de Santa Rita de Extrema, é dividida em quatro momentos, no lado esquerdo, aparece a Santa Rita durante um profundo momento de oração para salvar a humanidade, do lado direito, a imagem do Santuário de Santa Rita de Extrema, no plano de fundo a Serra do Lopo e no meio, as rosas vermelhas simbolizando a padroeira de Extrema. E por fim, há a imagem do cântaro, vaso que os antigos usavam para beber água e neste caso ele simboliza o beber da fé.