Reunião entre representantes da segurança municipal debate Plano de Contingência e futuras ações em caso de desastres no município

15/12/2021

Na reunião estiveram presentes os representantes dos Municípios de Extrema, Itapeva, Munhoz, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral e Distrito de Monte Verde.

No último dia 9 de dezembro foi realizada, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Extrema, uma reunião entre os responsáveis pela Defesa Civil dos Municípios atendidos pelo 3° Pelotão de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Defesa Civil Estadual.

As principais pautas tratadas foram à preparação, a prevenção e a operacionalização das defesas civis municipais. Os representantes tiveram a oportunidade de expor a realidade do município quanto aos recursos humanos e materiais disponíveis, planos de contingência já elaborados, áreas de risco mapeadas e os principais problemas encontrados. Apresentaram também, as ações que cada região está tomando para minimizar os riscos de desastres, e com isso, elevar a qualidade no atendimento à população.

Foi transmitido aos participantes, orientações de grande relevância sobre defesa civil, a função do coordenador da defesa civil, as ações típicas e únicas executadas pela defesa civil, e a grande importância de se preparar e planejar ações a serem desenvolvidas em casos de desastre.

Por fim, a troca de experiências e informações entre os participantes da reunião, contribuiu para um melhor conhecimento sobre o trabalho de defesa civil e sua atuação em desastres, além de ajudar a desenvolver o pensamento de prevenção e preparação nos municípios e ainda, alertar para o período de chuvas que se aproxima trazendo consigo os desafios típicos desta época do ano.