Relançamento do Acervo Digital Regional de Extrema é realizado nesta quarta-feira

06/12/2023

O ADRE reúne documentos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema e região

Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Cultura realiza o relançamento da plataforma do Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE), projeto que objetiva promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema.

Lançada em 2020, a primeira versão do ADRE se mostrou um grande sucesso, atingindo a marca de 70 mil visualizações antes da plataforma ser derrubada por um ataque hacker, em 2022. Com a impossibilidade de restabelecê-la, a Secretaria de Cultura iniciou então um trabalho visando construir uma nova plataforma, de modo a dar continuidade ao projeto.

Na plataforma, o munícipe pode encontrar fotos antigas de Extrema, jornais de época, mapas da região, manuscritos, partituras, aquarelas e cartazes antigos. Também estão disponíveis exposições virtuais, vídeos dos projetos Memória Viva Extrema e Memórias de Uma Cidade, bem como filmes e trabalhos desenvolvidos pela Divisão de História (desde 2017) e pelo Setor de Proteção do Patrimônio Cultural (desde 2003).

O projeto tornou-se possível graças à colaboração de 41 famílias e de instituições nacionais e internacionais, tais como: Arquivo Histórico Ultramarino (de Portugal), o Arquivo Público Mineiro, o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Biblioteca Digital do Senado Federal, a Câmara Municipal de Extrema, a Fundação Biblioteca Nacional, a Paróquia de Santa Rita, entre outras.

Explore os conteúdos desse projeto e saiba como colaborar para enriquecer o Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE), disponível em: https://acervo.extrema.mg.gov.br/