• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Reforma da Praça da Saudade: confira as ações realizadas nesta semana

Reforma da Praça da Saudade: confira as ações realizadas nesta semana

05/05/2021

Compartilhe:

A Praça da Saudade começou a ser reformada em abril, e, nesta semana, importantes ações estão sendo realizadas para avançar no projeto de revitalização completa do local – que irá ganhar mais vida e beleza, melhores espaços de lazer que proporcionarão qualidade de vida à população, além de estimular o desenvolvimento de seu entorno, beneficiando moradores e comerciantes locais.

Para orientar as decisões que estão sendo tomadas, na última segunda-feira (3), árvores da praça tiveram seu tronco e raízes avaliados por um especialista. Os troncos foram analisados por meio de um procedimento chamado tomografia, o qual juntamente com a análise das raízes avaliaram a capacidade de sustentação das árvores, e, consequentemente, sua vulnerabilidade ao risco de queda – situação que representaria um perigo à população ao poder causar perdas humanas e materiais.

Serão mantidas na praça 9 árvores saudáveis de grande porte, sendo 7 sibipirunas e 2 ipês rosas, além de novas árvores que serão plantadas no local, de acordo com o paisagismo planejado. Nesta quarta-feira (5), algumas unidades também começaram a receber uma nova destinação: uma delas foi transplantada da Praça da Saudade para o pátio da Escola dos 3 Poderes – já em sua fase final – no bairro Ponte Nova, bem ao lado da sede da Prefeitura de Extrema. Ainda neste dia, duas outras unidades também foram extraídas da Praça da Saudade e transportadas: uma delas para a Praça da Vila Rica e a outra para o “CEIM do Cachoeira III”, onde aguardarão serem (transplantadas) plantadas. Para realizar essa ação, a Secretaria Municipal de Turismo alugou o maquinário necessário (01 caminhão munck e 01 guindaste), enquanto os funcionários da secretaria realizaram a preparação do torrão, ajustes nas cintas de sustentação para içamento, abertura dos berços e ancoragem do exemplar no novo local.

Pequenas árvores e arbustos que serão suprimidos, principalmente por estarem doentes em função de podas muito erradas ao longo de anos (percebe-se podas em demasia feitas para atender a rede de energia) terão compensação através do plantio de mais de 1.500 mudas de árvore nativas em Extrema.

A Prefeitura de Extrema aproveita essa oportunidade para reafirmar à população seu compromisso com a preservação ambiental e o cuidado com todos os seres vivos desse já tão sofrido planeta chamado Terra.