Secretaria de Educação

Rede Municipal de Ensino em Extrema amplia Plantões Pedagógicos e planeja o retorno gradativo das aulas presenciais

31/07/2021

Preocupada em atender as crianças e jovens de forma que as preserve da exposição ao vírus e trabalhando para acelerar o processo de vacinação da 2ª dose aos professores e profissionais da educação, a Secretaria de Educação avalia novo procedimento educacional e planeja ações inicias em preparação ao plano gradual de volta às aulas que será lançado neste próximo semestre.Desde o início de 2021 a Prefeitura Municipal de Extrema, juntamente com as Secretarias de Saúde e de Educação, levantaram possibilidades da volta às aulas presencias em sistema híbrido, contudo com o surgimento da Onda Roxa no 1º semestre deste ano, em decorrência do acúmulo no número de casos de Covid-19 no Estado de Minas Gerais, o planejamento foi interferido pelo Governo, tendo sido as propostas recuadas.
Em 17 de maio de 2021 teve início um novo procedimento, denominado “Plantão Pedagógico”, uma estratégia que a Secretaria de Educação encontrou para iniciar intervenções pedagógicas presenciais aos alunos que apresentavam dificuldades no ensino remoto. De forma escalonada e com número limitado, foi disponibilizado um dia na semana para atender estes alunos nas suas respectivas escolas e inicialmente a estratégia dos plantões pedagógicos atendeu ao que era esperado, contudo, para dar seguimento ao processo da volta gradual das aulas presenciais, a rede municipal de ensino ampliará, no próximo dia 2 de agosto, os atendimentos presenciais e atenderá os alunos durante 2 dias por semana. Importante destacar que a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde uniram documentos importantes, como relatórios sobre a taxa de ocupação de leitos na cidade, os protocolos propostos às escolas e cronograma para volta às aulas presenciais, pensado de maneira gradual para encaminhar ao Ministério Público. Os plantões pedagógicos permanecerão ativos até que as novas estratégias sejam aprovadas por esse órgão público.