Rede de Ensino Municipal completa mais de um mês com aulas presenciais e comemora com os ótimos resultados obtidos

22/10/2021

Alta adesão de alunos nas escolas e baixos índices de contaminação foram registrados durante este último mês com o retorno das aulas presenciais

Há mais de um mês a Secretaria de Educação passou por um novo desafio ao definir a volta presencial dos alunos da rede pública e da rede privada, tanto das creches, quanto do ensino fundamental. Esta fase de adaptação foi rápida e intensa e em apenas um mês após o retorno, as escolas do município já conseguiram atender em sala de aula quase 100% dos alunos matriculados.

O retorno às aulas presenciais ocorreu no dia 13/09, não apenas com segurança, mas também com afeto e acolhimento. Os primeiros dias exigiram muita atenção e esforço por todas as partes envolvidas, seja professor, aluno, funcionários e os pais, contudo mediante as diretrizes gerais estabelecidas pela Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Educação, cada escola se adequou às regras e permanecem com o mesmo ritmo que era antes da pandemia.

Dos 8.500 alunos matriculados na rede municipal, 96% deles retornaram às salas de aula, entretanto ainda é mantido o sistema remoto para aqueles 4% de alunos do grupo de risco. Equipamentos foram adquiridos, durante a pandemia, para suprir esta necessidade de transmitir as disciplinas estudadas em sala de aula às residências dos alunos.

Analisando o panorama destes primeiros 40 dias, a secretária de educação Geisa Cristina de Souza Ramos, avalia que com a utilização da máscara e com os protocolos sendo cumpridos, a escola continua sendo o melhor lugar para se aprender: “A Educação Municipal de Extrema vem comemorando a cada dia o desafio do retorno às aulas e este primeiro mês foi marcado por muita alegria e comemoração, já que novamente as escolas ganharam vida. Atualmente o município conta com a adesão de 96% dos alunos frequentando as salas de aula e é importante ressaltar que  os profissionais da Educação e os alunos, a partir dos  14 anos, são testados frequentemente e em casos positivos passam por avaliação médica. Ficamos mais tranquilos com o nosso desempenho após a Secretaria de Saúde nos apontar um baixíssimo índice de contaminação entre a comunidade escolar, mas mesmo assim os agentes seguirão monitorando os casos diariamente. Não há dúvida de que as escolas estão completas e muito mais colorida com a presença de cada um”, celebra a Secretaria de Educação.