Qual é a importância da Campanha Novembro Azul?

01/11/2019

O número de homens que procuram um médico para fazer uma consulta preventiva é 30% menor que o de mulheres. Pesquisa feita no Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo mostra que 60% dos pacientes chegam ao serviço com doença avançada e, quase sempre, porque não fizeram prevenção alguma.

De encontro com esta realidade, a Campanha Novembro Azul busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina, visando à importância do diagnóstico precoce e alertar sobre doenças comuns nos homens. A campanha teve início em 2003, na Austrália, mas foi em 2008 que chegou ao Brasil, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Vale lembrar, também, que o mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Somente em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) registrou 1,28 milhão de casos em todo o mundo.

Na campanha realizada em Extrema no ano passado, foram atendidos 307 homens sendo que destes, 20% possuem histórico familiar de câncer de próstata e 225 pacientes precisaram de solicitação e coleta de exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Com o objetivo alcançar todo o público masculino, sobretudo aqueles que não procuram o sistema de saúde, a prefeitura disponibilizou a Van da Saúde do Homem. Todos os 55 homens atendidos nos bairros tiveram que fazer exames. Os colaboradores da prefeitura também participaram da campanha através da Van, com, aproximadamente, 50 servidores atendidos.

A saúde do homem deve ser cuidada de forma plena, considerando a integridade física, mental e moral, observando as diferentes expressões de masculinidade e respeitando a etnia, cultura e religião.

Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para a sua saúde. Uma alimentação balanceada, à base de frutas, legumes, verduras e cereais, atividades físicas regulares e visitas frequentes aos serviços de saúde são muito importantes para uma vida mais saudável e feliz.

Quanto antes o câncer de próstata for identificado, maiores as chances de cura. Por isso, fique atento aos SINTOMAS:

Vontade frequente de urinar

Impotência sexual

Urina com sangue

Dor na região lombar

Dormência nas pernas e nos pés

Incontinência urinária

Em caso de dúvidas, procure seu PSF

Fatores de risco

Idade: Homens de 45 a 75 anos devem procurar a Unidade de Saúde do seu Bairro.

Histórico Familiar: Se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de desenvolver a doença é ainda maior.

Cor de Pele: Homens negros são mais propensos a adquirir câncer de próstata.

Obesidade:

Homens com sobrepeso ou obesos, além daqueles que fazem abuso de álcool e tabaco, têm mais chance de contrair a doença.

As doenças que mais matam são as que podem ser prevenidas. Conscientização e mudança de postura podem interromper esse ciclo. Procure a unidade de saúde de seu bairro!

Saiba mais sobre a Campanha Novembro Azul em Extrema, clique aqui.