• /
  • /

Quadra do CEIM Carlos Eduardo Picone é inaugurada e crianças ganham novo espaço de brincadeiras

22/08/2023

A unidade agora tem um ambiente lúdico com diversos brinquedos e até mesmo uma miniquadra para promoção de atividades com os pequenos

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, realizou a inauguração da nova quadra do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Carlos Eduardo da Silveira Picone, no loteamento Cachoeira III, Bairro Ponte Nova. O evento aconteceu na última semana e reuniu pais, professores, autoridades municipais e claro, as crianças matriculadas na unidade.

A quadra poliesportiva foi repaginada com a pintura na extensão do piso, que ganhou tons em vermelho, amarelo, azul, verde, laranja, branco e rosa, tal qual desenhos como amarelinha, polvo gigante, caracol, rua, abecedário, entre outros. Mais que embelezar o espaço, as figuras no chão e os brinquedos disponíveis estimulam a coordenação motora das crianças, incentivando-as a movimentar o corpo.

A ideia da revitalização da quadra partiu do processo de escolha da gestão democrática para a unidade, ainda no final de 2022, conforme informou a diretora do CEIM, Maria de Lurdes Cardoso: “Observei a necessidade de um espaço lúdico, ambiente seguro e apropriado para as crianças, uma vez que tínhamos o espaço enorme da quadra”.

O primeiro passo para a realização deste sonho foi a aprovação da proposta pela Secretaria Municipal de Educação, bem como da comunidade escolar, que esteve ciente de todas as etapas da execução do trabalho. Com o projeto em mãos, a gestão da escola, as professoras e a orientadora pedagógica se reuniram em HTPC para discutir os rumos da ação, dando sugestões sobre as figuras e como elas poderiam impactar no desenvolvimento das crianças.

Toda a unidade escolar colaborou para que a pintura saísse do papel: os desenhos a pintura e a limpeza foram feitos pelas professoras, monitoras e auxiliares de limpeza. Por meio deste trabalho em equipe, os alunos do CEIM agora contam com um espaço seguro e lúdico para a interação, desenvolvimento das habilidades em psicomotricidade e socialização.