Próximo mutirão de testes para detectar a Retinopatia será realizado no dia 06 de agosto

27/07/2022

Último mutirão contou com cerca de 50 pacientes examinados.

A Retinopatia diabética é uma lesão da retina dos olhos causada por complicações do Diabetes Mellitus, associada ao mau controle da glicemia. Os sintomas costumam aparecer conforme a doença avança, alguns sinais são: visão embaçada, manchas pretas na visão, perda progressiva da visão periférica, entre outros. Essa lesão da retina pode causar cegueira total em alguns casos, por isso a prevenção é importante para portadores do diabetes.

A doença é detectada através da fundoscopia (exame do fundo de olho), onde é avaliado a presença e estágio da Retinopatia diabética. Esse exame deve ser realizado anualmente desde o diagnóstico do diabetes tipo 2 e após 5 anos do diagnóstico do diabetes tipo 1.

No dia 02 de julho deste ano, a Prefeitura Municipal realizou o primeiro mutirão de testes de fundo de olho para diabéticos tipo 1, que já realizavam o acompanhamento com a Rede Municipal de Saúde. Cerca de 50 pacientes participaram da ação para realizar o diagnostico da doença e os pacientes que foram detectados com algum estágio da Retinopatia, foram encaminhados para realizar o tratamento adequado.

No dia 06 de agosto, sábado, a Prefeitura Municipal de Extrema realizará outro mutirão de testes de fundo de olho para diabéticos de todos os tipos, que já fazem o acompanhamento com a Rede Municipal de Saúde, com o intuito de detectar possíveis alterações decorrentes da doença que pode levar à cegueira.

Para fazer o exame, basta realizar o agendamento que está sendo feito pelas UBSs e também pelo Centro de Especialidades. No dia 06, os exames serão realizados no próprio Centro de Especialidades Médicas, localizado na Rua 22 de julho, 343, Centro, das 08h às 12h.

Para mais informações, entre em contato com o CEM pelo (35) 99778-6576.