• /
  • /

Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) completa dois anos de existência com mais de 63 mil visualizações de páginas

19/07/2022

No dia 17 de julho de 2022, a plataforma do Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) completou dois anos de existência (desde o lançamento da plataforma). Atualmente, o ADRE registra mais de 63 mil visualizações de páginas.

Esse projeto foi concebido em 2017 e objetiva promover a digitalização e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema e região. Por meio desse projeto, são publicados, na plataforma digital do projeto, documentos pertencentes a arquivos nacionais e internacionais que lançam luz sobre aspectos da história da região. Além disso, a página hospeda vídeos, livros, textos e outros conteúdos sobre a cultura, o território e o patrimônio cultural local.

Atualmente, a plataforma do ADRE conta com mais de 3.100 fotografias; 101 aquarelas e partituras; 34 mapas e plantas; 24 vídeos (Projeto Memória Viva de Extrema e Projeto Memórias de uma Cidade) e 82 livros, revistas e jornais – que juntos possuem mais de 7 mil páginas/itens.

Tais registros e documentos pertencem a 41 famílias da região e a 12 instituições/entidades do Brasil, de Portugal e da Itália. A página possui ainda arquivos e fotografias do Setor de Proteção do Patrimônio Cultural, curiosidades e um espaço destinado a exposições virtuais que conta com 2 pesquisas concluídas.

Todos os itens do ADRE permanecem acessíveis, em múltiplos navegadores, no endereço: https://acervo.extrema.mg.gov.br/

A Secretaria Municipal de Cultura agradece a todos que colaboram para enriquecer o ADRE e informa que recebe, de forma contínua, cópias de fotografias antigas e outros itens, em formato digital ou impresso, para serem digitalizados, na Secretaria de Cultura, juntamente com um termo de autorização de uso e de cessão de direitos autorais – que pode ser acessado na plataforma do ADRE. Colabore você também para enriquecer o acervo. Acesse o ADRE!