Programa ICMS Patrimônio Cultural comemora 25 anos

23/07/2020

Em 2020, o Programa ICMS Patrimônio Cultural comemora 25 anos. O Estado de Minas Gerais foi o pioneiro nesse programa, tendo cerca de 700 municípios que já possuem uma legislação própria de proteção ao patrimônio cultural. O Programa visa nos lembrar da importância de se investir em ações que preservem a memória e a história do povo mineiro. O município de Extrema faz parte do Programa desde 2003.
Em nosso município, o Programa é custeado através do COMPACE – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Extrema – FUMPAC – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural / Secretaria de Cultura / Prefeitura Municipal de Extrema. Nos últimos 4 anos, diversos patrimônios foram restaurados, receberam manutenção ou adequações, como a restauração do harmônio do Santuário de Santa Rita de Extrema, revitalização da pintura predial do Santuário, em fase de concretização, além da revitalização da escadaria e expansão dos fundos, também em fase de concretização.
O prédio da Escola Estadual Odete Valadares também passou por manutenção elétrica e obras estruturais. Restauração do cercado e pintura predial na Capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Bairro Salto do Meio. Pintura predial da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Bairro do Godoi. O Mirante Caixa D’Água, que faz parte da história do município, também recebeu uma nova pintura.
Em 2018 foi lançada a cartilha de comemoração aos 10 anos do projeto de Educação Patrimonial no município. O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Extrema (COMPACE) lançou com o objetivo de tratar sobre a educação patrimonial, a importância da preservação e reconhecimento de um bem histórico e cultural, federal, estadual ou municipal. Confira a cartilha clicando aqui.
Os patrimônios de nosso município receberam uma grande valorização nos últimos anos, preservando a história e boas lembranças para a população extremense.