Primeira torre de telefonia contemplada pelo programa estadual Alô, Minas! é construída no Bairro do Salto

14/12/2023

Os bairros Tenentes e Juncal também serão beneficiados pelo programa, que visa proporcionar a acessibilidade comunicacional da população residente em bairros afastados e que enfrentam dificuldades com o sinal de telefone

Em breve, três bairros de Extrema contarão com cobertura de telefonia móvel na tecnologia 4G, por meio do programa Alô, Minas!, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O trabalho beneficiará aproximadamente 3 mil pessoas, sendo a primeira torre construída no Bairro do Salto. A obra foi executada pela operadora prestadora de Serviço Móvel Pessoal vencedora da licitação, a empresa Claro, que tem concessão para 20 anos de atuação.

Com o objetivo de levar atendimento de serviço móvel pessoal para locais no interior de Minas Gerais que ainda não contam com a tecnologia, o programa selecionou 300 localidades e distritos para recebimento das torres. Entre eles, estão três bairros de Extrema: Tenentes/Lajes, Salto de Cima e Juncal.

Segundo os termos e compromissos assumidos pelas partes, a Prefeitura disponibilizou os terrenos, executou e deve manter os acessos até esses locais. A construção e implantação do serviço deve ser realizada pela Claro, sendo que a torre do Salto está pronta e aguarda apenas a ativação da operadora.

Antes mesmo da adesão ao programa, em 2019, a Administração não media esforços para a ampliação, por conta própria, da rede de telefonia móvel na zona rural. Neste período, o surgimento do Alô, Minas! proporcionou a inscrição de 5 bairros no programa, sendo que dois deles não foram aprovados em razão de já serem atendidos por uma operadora privada.

Durante um longo e burocrático processo, que também foi adiado pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura se empenhou ao máximo para que o projeto saísse do papel em tempo hábil. Em breve, será oferecido aos munícipes que enfrentam dificuldades na área da telefonia destes bairros, por meio da tecnologia 4G, o acesso à informação, educação, entretenimento, entre outros.

Sobre o programa

O Alô, Minas! é um programa coordenado pela Seplag, realizado em parceria com as prefeituras e apoio das Secretarias de Estado de Fazenda (SEF), de Governo (Segov) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Estabelece as diretrizes para a concessão de crédito de ICMS para investimento em infraestrutura no setor de telecomunicações à empresa prestadora de serviço de telefonia móvel, por meio de seleção pública.