Premiação da final do 14º Festival de Boteco e show do Grupo Exalta marca as comemorações do aniversário de Extrema

21/09/2023

O Parque de Eventos foi palco da grande final do Festival, que atraiu a participação de aproximadamente 10 mil pessoas durante mais de 12 horas de festa

No último sábado, 16 de setembro, Extrema completou 122 anos de emancipação político-administrativa e como principal comemoração dessa data, aconteceu a incrível final da 14ª edição do Festival de Boteco, onde 17 restaurantes de nossa cidade disputaram a premiação de Melhor Prato da competição, dentre outras categorias. A comemoração contou com uma programação repleta de shows dos grupos da cidade, que durante todo o sábado animaram o público e para encerrar a festa com chave de ouro, o grupo Exalta trouxe diversos sucessos do pagode, contando com a participação de mais de 5 mil pessoas que cantaram, dançaram e se deliciaram com os melhores petiscos de Extrema.

A final começou às 18h com a escolha do Melhor Petisco de Extrema, onde os seis chefs renomados: Chef Breno Lerner, Carlos Baldim, Renata Domingues, Mônica Ramos, José Francisco e Paschoal Iuliani, o conhecido Chef Lino, degustaram os cinco pratos finalistas para escolher o grande campeão. Os finalistas foram: Itália Express, Nossa Cozinha, Pizzaria do Japa, Rancho Paiol e Daí Francis Cafeteria e Confeitaria.

O prato finalista escolhido pelo júri técnico como o petisco campeão foi a Vaca Atolada na Serra, do restaurante Itália Express, composto por uma costela bovina servida em uma base de purê de mandioca com crumble de pinhão. Em segundo lugar ficou o prato Batata Mamis da Pizzaria do Japa, que levou pra casa R$3 mil e em terceiro o “Gostinho de Infância” da Dai Francis Cafeteria e Confeitaria levou o prêmio de R$1 mil e ficou em terceiro lugar.

Outros prêmios também foram entregues, como Melhor Garçom para o colaborador Breno Francis da “Dai Francis Cafeteria e Confeitaria”; na categoria Melhor Ambiente, a Dai Francis também levou o prêmio e na última categoria Melhor Entrega (Delivery) o Restaurante Nossa Cozinha foi o grande vencedor. Durante a final também foi realizada uma linda homenagem para o Chef Breno Lerner, por sua dedicação e carinho com a cozinha mineira.

Segundo a Coordenadora Geral do Festival, a Produtora Elke Rezende da Nossa Senhora das Produções, o Festival veio para consolidar um projeto tradicional no município: “A festa em Extrema entrou literalmente na cena do Estado de Minas Gerais de grandes eventos e o circuito deixou todos os participantes, patrocinadores e apoiadores satisfeitos com os resultados, mas a grande final… foi uma cereja no bolo, ou no petisco de boteco. Quero na oportunidade agradecer a todos que fizeram esta festa ser tão linda e com uma energia tão positiva para todos”, concluiu a idealizadora do evento.

O 14º Festival de Boteco de Extrema contou com 17 participantes com diversos pratos para todos os gostos da Cozinha Mineira. Como o tema é “Cozinha Viva e Afetiva: Raízes de Extrema”, esta edição buscou valorizar as pessoas que constroem a história da cidade por meio da comida de qualidade com muito afeto e acolhimento, além de ser um grande atrativo da economia e do turismo local.

O público presente apreciou um repertório bastante eclético, com muito pagode, samba, sertanejo e Rock´n’ Roll. As apresentações foram: I Want You; Só Pagode; Puro Néctar; Thiago e Léo; Cidade Fantasma; Bella Guima canta Vida e Obra de Cássia Eller; Marques Viola e o Grupo Exalta.

Os participantes desta edição foram: A Favorita, Bar do Abid, Bom Doce, Burgermig Hamburgueria, Caburguer Hamburgueria, Coronel Gastro Bar, Dai Francis Cafeteria e Confeitaria, Fogão à Lenha Restaurante, Itália Express, Nossa Cozinha, Pesqueiro Pingo D´Água de Deus, Pizzaria do Japa, Rafa Maki Temakeria, Rancho Paiol, Soul Sushi da Bella, Woodys Barbecue e William’s Arepas.

A 14ª edição do Festival de Boteco de Extrema foi realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e teve o Patrocínio oficial da Energisa, além do apoio cultural da Fagor Ederlan Group, da Prefeitura de Extrema, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo, Eletan, ACIEX, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho; com produção da Nossa Senhora das Produções, Nossa Produtora, FEH e realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT) do Governo do Estado de Minas Gerais.