Prefeitura realiza consulta pública para Lei da Política de Educação para Sustentabilidade

09/05/2019

A Prefeitura Municipal de Extrema realizará entre os dias 13 a 27 de maio uma Consulta Pública sobre a Minuta de Lei da Política Municipal de Educação para a Sustentabilidade. Trata-se da elaboração, em processo participativo, de uma lei que propõe a integração dos processos educativos relativos às Políticas Públicas Municipais Setoriais como: educação ambiental, turística, urbanística, patrimonial, da saúde, da assistência social, dentre outras, com o objetivo de disseminar práticas relacionadas a conservação do meio natural e construído, a valorização da história e do patrimônio cultural bem como aspectos da sociedade, economia e política, para a comunidade de Extrema.

O processo de Educação Ambiental vem sendo fomentado no município desde 1997,  passando por adaptações durante estes 22 anos. Atualmente está em fase de transição para Educação para a Sustentabilidade, que num âmbito maior integrará os processos educativos de todas as políticas setoriais do município. Além da criação da Política e do Programa de Educação para a Sustentabilidade, serão criados o Órgão Gestor e a Comissão Interinstitucional com a finalidade de apreciar, formular, propor e avaliar programas, projetos e ações voltadas ao tema.

A Educação para a Sustentabilidade  é um componente essencial que visa estabelecer processos que estimulem as novas gerações a exercerem sua cidadania de maneira atuante utilizando as ferramentas da nossa realidade local, devendo estar presente, de forma transversal com os processos educativos. O processo de formação dos professores em Educação para a Sustentabilidade terá o acompanhamento técnico através do Órgão Gestor e da Comissão Interinstitucional.

O formulário para consulta pública estará disponível para contribuições junto aos professores, demais profissionais da educação e munícipes  através de acesso pelo link: Formulário de sugestão Processo Participativo de Elaboração da Política Municipal de Educação para a Sustentabilidade

Mais informações pelo e-mail planejamentotur@extrema.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3435-6066.