• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Prefeitura realiza Audiência Pública virtual para dar sequência aos trâmites da instalação de uma Usina Termoquímica de Geração de Energia

Prefeitura realiza Audiência Pública virtual para dar sequência aos trâmites da instalação de uma Usina Termoquímica de Geração de Energia

03/05/2022

Compartilhe:

A sessão foi realizada nas dependências da Câmara de Vereadores, com transmissão por meio das plataformas virtuais da Prefeitura Municipal e da própria Câmara Municipal

Nesta última sexta-feira (29), aconteceu de forma híbrida (presencial e por videoconferência) a 1ª Audiência Pública de 2022 da Prefeitura Municipal, a fim de tratar sobre a instalação da Usina Termoquímica de Geração de Energia (UTGE), nova alternativa encontrada pela Gestão na destinação mais eficiente e ecológica dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos em Extrema.  

A presidente da Audiência iniciou a sessão com a apresentação introdutória, tornando público o planejamento de seleção da empresa especializada em Parceria Público-Privadapara concessão administrativa de instalação e operação da Usina Termoquímica, que já está com o seu galpão construído no Bairro dos Pessegueiros.

Estiveram presentes na Mesa Diretora a Presidente da Audiência Pública, sra. Priscila Pereira de Sousa (Controladoria-Geral do Município), a Secretária do Núcleo de Gestão do Município, sra. Patrícia Cristina Lopes Carneiro, o Secretário de Meio Ambiente, Sr. Kelvin Lucas Toledo Silva, além de representantes do Legislativo, membros do Poder Executivo Municipal, bem como a sociedade civil, de modo virtual, por meio das plataformas Zoom, Facebook e Youtube.

Durante a sessão foram apresentadas as etapas do projeto, como aspectos técnicos, operacionais e viabilidade econômica; os principais aspectos do edital; os critérios de julgamento das propostas; as condições prévias de assinatura do contrato e, por fim, a minuta. Todo esse conteúdo foi apresentado para que fossem identificados à população os fundamentos do modelo escolhido na instalação e operação da UTGE.

Não houve nenhuma manifestação da sociedade civil durante a sessão, contudo a Consulta Pública segue disponível até o dia 9 de maio no site oficial da Prefeitura, para que as pessoas que estejam interessadas nesta pauta encaminhem suas propostas e sugestões.

A previsão que foi estabelecida para a publicação da versão final do edital será em maio. Lembrando que após o encerramento da Consulta Pública, se a equipe técnica achar pertinente, o edital sofrerá alteração a partir das manifestações encaminhadas.