• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Prefeitura promove convocação de novos membros para formação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa em Extrema

Prefeitura promove convocação de novos membros para formação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa em Extrema

31/01/2023

Compartilhe:

20 novos membros serão instituídos para compor o CMPI no período vigente Biênio 2023-2024

A Secretaria de Assistência Social publicou nesta última semana o Edital 001/2023, o qual torna público à abertura das inscrições para participação do processo eleitoral do novo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMPI). Os candidatos devem se inscrever até o dia 3 de fevereiro.

O Colegiado, que conta com a composição mista entre sociedade civil organizada e integrantes do Poder Executivo, tem como objetivo atuar na promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas no período vigente Biênio 2023-2024.

Ao todo, o Conselho será composto por 10 membros, entre 10 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes e conforme confere o edital, 5 membros titulares e outros 5 suplente serão representados pela sociedade civil. Durante o processo da eleição serão definidos os representantes de entidades não governamentais distintas, sendo escolhido 1 membro do Sindicato e/ou Associação de Aposentados; 1 membro de Organização de grupo ou movimento do idoso, devidamente legalizada e em atividade; 1 membro de Credo Religioso com políticas públicas e regulares de atendimento e promoção de idosos e, por fim, 2 membros de outras entidades que comprovem possuir políticas públicas explícitas permanentes de atendimento e promoção do idoso.

A Comissão Especial Eleitoral tem por função analisar a documentação apresentada, a veracidade dos dados descritos e a conferência do registro em outros conselhos e/ou órgãos fiscalizadores; além de deferir ou indeferir inscrição; receber e decidir sobre interposição de recursos e coordenar o Fórum para Eleição da Sociedade Civil na composição não governamental do CMPI.

Documentos necessários para inscrição

Para fazer a inscrição é necessário que cada segmento de organização não governamental encaminhe a documentação exigida na Sede da Secretaria de Assistência Social.

Os segmentos de Entidade de Atendimento da Pessoa Idosa; Sindicato/ Associação de Aposentados e entidades representativas do Credo Religioso devem apresentar os seguintes documentos:

  • Ofício de solicitação da inscrição da entidade no processo eleitoral dos membros da Sociedade Civil no CMPI, assinada pelo diretor/ presidente da mesma;
  • Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
  • Ata de Eleição da Diretoria atual;
  • Documentos pessoais do (a) Presidente/ Diretor (a) e dos representantes indicados, titular e suplente.

Para organizações de grupos ou movimento do idoso, devidamente legalizada e em atividade, além do preenchimento da ficha do segmento identificado e dos documentos citados anteriormente, deverão também apresentar o Estatuto da Entidade e a Ata da Diretoria atual.

Processo eleitoral

O processo de escolha para a função de Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa começa a partir do período de inscrições, que fecha às 17h do dia 03/02 e que compreenderá às seguintes etapas: 1. Análise da documentação apresentada; 2. Análise dos recursos apresentados em caso de indeferimento; 3. Eleição e 4. Posse dos conselheiros.

O resultado final com a relação das entidades inscritas e deferidas será publicado no dia 06/02, no mural da Secretaria de Assistência Social, sendo que o Fórum para eleição dos novos membros acontece dois dias depois, portanto 08/02, a partir das 14h na Sede da Assistência Social, localizada na Praça Olinto Fonseca, 12 – Centro.

Lembrando que a função dos conselheiros é considerada como de interesse público, visto que os membros não obtêm nenhuma remuneração pelo exercício. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (35) 3435-5810.