Prefeitura premia processos de Educação para Sustentabilidade

23/10/2019

Na última segunda-feira, 21, aconteceu a premiação dos vídeos produzidos pelas escolas municipais do município como parte dos processos de “Educação para a Sustentabilidade ”, que em 2019 trabalha com o tema “Educar para a Vida”. Foram premiadas as escolas: CEIM “ Judith Bertolotti de Oliveira – Dona Teca” (Categoria  Ensino Infantil), Escola “ Professora  Noemia de Medis Pereira” (Categoria  Fundamental 1) e Escola  “Osvaldo de Oliveira” (Categoria  Fundamental 2).

A ação faz parte de um sistema estruturado de coordenação dos Processos de Educação voltados à Sustentabilidade no município através de apoio técnico em suas atividades realizadas com os orientadores pedagógicos e representantes das escolas da rede municipal. O processo de formação dos professores segue uma linha de raciocínio de trabalho colaborativo, que permeie a cidadania buscando formar educadores e jovens atuantes nas questões relacionados ao tema. Esse é o primeiro trabalho de Educação para a Sustentabilidade realizado celo Centro Municipal de Educação Especializada – Educação Inclusiva.

A Educação para a Sustentabilidade  é um componente essencial que visa estabelecer processos que estimulem as novas gerações a exercerem sua cidadania de maneira atuante utilizando as ferramentas da nossa realidade local, devendo estar presente, de forma articulada do processo educativo. Nesse contexto, considerando a necessidade de auxiliar os processos de maneira a engajar os atores envolvidos (gestores escolares, orientadores pedagógicos, monitores, funcionários, pais e alunos) nasceu à necessidade de estruturar as experiências realizadas pelas escolas com o intuito de deixar um legado consistente de Boas Experiências que se estenda em um processo continuado e permanente.