Prefeitura Municipal lança processo de cadastro para novos estudantes que queiram participar do Programa Bolsa Estudantil

30/01/2023

Este ano algumas exigências foram impostas no edital, incluindo a criação de uma nova lei para os beneficiários do curso de medicina e uma oportunidade de fazer Trabalho Voluntariado decorrente da prestação de serviços comunitários

No próximo dia 31 de janeiro será encerrada a fase de recadastramento do Programa Bolsa Estudantil e com isso, a partir do dia 1º de fevereiro, será aberto o período de inscrição para novos cadastros do primeiro semestre de 2023. As inscrições se estenderão até o dia 31 de março.

Os editais já estão disponíveis no site do programa: extrema.mg.gov.br/bolsaestudantil – entre na aba ‘Edital’ para ler os editais do auxílio mensalidade e do auxílio aluguel, além do edital específico do auxílio mensalidade destinado aos estudantes de Medicina, e também confira todo o passo a passo e a documentação necessária para realizar o cadastro no programa. O aluno também deverá acessar a aba ‘Registro’ para solicitar seu login e senha.

Este ano houve uma alteração nos editais dos Auxílios Mensalidade e Auxílio Medicina, configurando-se que os alunos de medicina terão a possibilidade de realizar a retribuição social durante o curso, através de atividades pedagógicas em Educação em Saúde, sendo que, após a conclusão do curso, os bolsistas prestarão atendimentos clínicos nos estabelecimentos indicados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Outra novidade é a possibilidade de permanência no programa, para os bolsistas do Auxílio Medicina, que tiverem até 02 matérias em regime de dependência, e neste caso, a carga horária para retribuição social sofre alterações, passando de 144h para 288h por semestre.

E para o Auxílio Mensalidade, por meio de uma Portaria, a Secretaria de Assistência Social apresentou uma proposta de Trabalho Voluntário denominado “Revitalização Residencial Roseira I”, sendo que este será voltado a todos os beneficiários, exceto para os estudantes do curso de medicina, de natureza voluntária, implicando na adesão de atividades práticas para fins de revitalização das Unidades Habitacionais do Residencial Lamartine de Oliveira (Roseira I).

Os estudantes de Medicina que desejam pleitear uma vaga no programa devem se apressar, pois as bolsas para esse curso são limitadas e as inscrições para os novos cadastros acontecerão por ordem de entrega da documentação presencial.

Como de costume, a coordenação do Bolsa Estudantil alerta todos os estudantes sobre a exigência de entregarem toda a documentação solicitada nos editais dentro do prazo de 01 de fevereiro a 31 de março, que não será prorrogado.

Lembrando que os pleiteantes devem entregar as documentações em envelope lacrado, o qual será conferido no ato da entrega. Caso haja documentações faltantes, o envelope será devolvido, para complementação e nova entrega, onde será protocolado somente os envelopes contendo as documentações completas, conforme solicitado em Edital.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone fixo (35) 3435-5167 ou pelo Whatsapp (35) 9.9173-4434, ou ainda pelo e-mail bolsaestudantil@extrema.mg.gov.br. O horário de atendimento para entrega das documentações será feito por agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.