Prefeitura Municipal dá abertura à Consulta Pública para concessão dos serviços da Usina Termoquímica de Geração Elétrica

07/04/2022

A consulta pública ocorrerá no período de 8 de abril a 9 de maio de 2022 e o edital ficará disponível no Imprensa Oficial

Mais uma consulta pública será promulgada no município de Extrema, com início para esta sexta-feira (8) e dentro de um período de 31 dias será tratada a concessão administrativa no modelo Parceria Público Privada (PPP), na qual selecionará uma empresa técnica especializada que ficará responsável pela instalação e operação da Usina Termoquímica de Geração Elétrica a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Com o encerramento da vida útil do Aterro Sanitário Municipal, a Prefeitura de Extrema buscou uma nova alternativa de destinação para os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e, através desta PPP o município consolidará um novo processo de gestão e prestação de serviços de tratamento e destinação dos resíduos, um passo inovador para o cenário nacional no que se refere a saneamento.

Como parte integrante do processo, a consulta pública é indispensável para a concessão da prestação dos serviços de saneamento básico, dentre eles, a correta destinação dos resíduos sólidos, conforme art. 19 da Lei Federal nº 11.445/2007.

Assim, com a finalidade de aprimorar o projeto e os estudos que compõem o planejamento para o processo de concessão, o Município lança nesta sexta-feira, 8 de abril, a consulta pública que se estenderá de forma online até o dia 9 de maio.

Os materiais estão disponíveis no Imprensa Oficial e as sugestões podem ser encaminhadas após o preenchimento do formulário com identificação para pessoas físicas ou pessoas jurídicas interessadas nesta pauta.

DO LIXO AO LUXO ELÉTRICO: A CONSTRUÇÃO DA USINA TERMOQUÍMICA DE GERAÇÃO ELÉTRICA

Extrema avança no quesito empreendedorismo e está perto de se tornar a 1ª cidade brasileira a implantar uma Usina Termoquímica de Geração de Energia que está sendo construída no atual Aterro Sanitário Municipal de Extrema, no bairro dos Pessegueiros, com estimativa de estar pronta em 2023. Os investimentos para esse processo giram em torno de R$ 60 milhões.

As obras do galpão de aproximadamente 2mil m² já foram 100% concluídas e esse prédio irá acomodar a linha de produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduos), previsto em uma segunda etapa, sendo que esta contemplará ainda a instalação do reator de gaseificação, planta de geração de energia elétrica, construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE – resíduo líquido) além de toda a infraestrutura prevista para o entorno do empreendimento.

As principais vantagens da UTGE são a redução da necessidade de área de disposição final de resíduos (em relação a um aterro sanitário), a eliminação de riscos de contaminação ambiental de solo, água e ar, o aproveitamento energético de resíduos, com geração de ativo econômico, além da redução de emissão de gases de efeito estufa, contribuindo com a Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas.

Sua contribuição é importante! Participe!