Prefeitura lança plataforma online do projeto “Extrema Facilita” para emissão de licenciamento ambiental, alvarás e certidões de forma virtual

01/07/2022

O novo sistema vai proporcionar maior conforto e comodidade ao contribuinte, que poderá fazer seu pedido sem sair de casa

Em busca de agilizar os procedimentos administrativos de três importantes setores do município, a Prefeitura Municipal deu andamento ao Programa “Extrema Facilita” e, a partir do dia 20 de julho, implantará uma novidade tecnológica para acelerar a aprovação de projetos arquitetônicos, licenciamento ambiental, emissão de alvarás, comprovantes de inscrição e certidão com maior facilidade, tudo por meio de sistema digital.

Unindo inovação tecnológica e agilidade, a Plataforma virtual visa atender de forma mais ágil e sem burocracias todos os trâmites solicitados pelos munícipes. O novo sistema foi desenvolvido por meio de uma integração entre a Secretaria de Obras e Urbanismo, Secretaria de Meio Ambiente, Procuradoria-Geral e Gerência de Fazenda e Geoinformação.

Urbanismo Digital

•   Abertura de protocolos totalmente on-line;

•   Aprovação Digital;

•   Mais agilidade na aprovação de projetos;

•   Acompanhamento on-line da tramitação dos serviços em computadores, celulares e tablets, além de que os indicadores serão gerados em tempo real;

•   Maior controle sob os processos, que a partir de agora ficarão arquivados digitalmente no próprio sistema e não mais de maneira física;

•   Chat on-line para atendimento aos profissionais e ao público.

Licenciamento Digital

•   Mais agilidade na análise e aprovação de Licenças Ambientais e Dispensas;

•   Digitalização dos processos que ficarão arquivados no próprio sistema;

•   Suporte técnico para esclarecimentos aos profissionais e público em geral;

• Maior transparência ao público sobre a tramitação dos processos ambientais.

Fazenda Digital

• Emissão de certidões e alvarás de forma digital;
  • Informações sobre IPTU, ISS, ITBI, dívida ativa e emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-E);
  • Acompanhamento on-line dos serviços em computadores, celulares e tablets.

Parte dos serviços da Fazenda Digital já estão disponíveis no https://www.extrema.mg.gov.br/extrema-facilita e a partir do dia 20 de julho, todos os outros serviços citados, serão atendidos de forma virtual.

Segundo a assessora da Controladoria-Geral do município e coordenadora do comitê de tecnologia municipal: “Essa é mais uma ação esplêndida da Prefeitura Municipal, que visa trazer inovação e modernidade aos processos internos através de ferramentas tecnológicas, gerando economia de recursos e de tempo, colocando o município na rota de Cidade digital e proporcionando ao cidadão agilidade e transparência nas tratativas com o poder público”, reforçou.

No próximo dia 18 de julho, a partir das 9h, será feito o lançamento da plataforma de planejamento urbano no Cine Teatro, na qual reunirá os profissionais das áreas de arquitetura, obras, engenharia e meio ambiente para apresentação do sistema e breve capacitação. Em breve será divulgado o link da inscrição para o público que irá participar.